O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) registrou um aumento de 414% nas denúncias contra empresas que oferecem empréstimos e crédito consignado para aposentados. Na terça-feira (07/02), somavam sete denúncias, enquanto que na quarta-feira (8/2), o número saltou para 36 ocorrências. O aumento ocorreu após o Procon deflagrar a operação contra empresas que oferecem empréstimos a idosos.
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Pelo menos 70 instituições do ramo estão sendo notificadas para que apresentem material publicitário e informações dos contratos de concessão de empréstimos. Aposentados denunciam que bancos e financeiras estão realizando contratação de crédito sem a autorização dos correntistas. Juros passam de 1.000% ao ano.
O Procon também pediu esclarecimentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que precisa explicar porque tem direcionado aposentados para recebimento de benefícios em empresas que têm tradição na concessão de empréstimos, quando há uma oferta grande de bancos no mercado.
O valor final dos empréstimos tem chamado a atenção do Procon, alguns triplicando o valor inicial contraído. Em um dos casos, o valor originário de um empréstimo de R$ 2 mil, passou para R$ 6.630,60, após o plano de pagamento de 12 parcelas de R$ 552,25. Já em uma outra situação, um valor de R$ 3.793,36, pagando 15 parcelas de R$ 940,00, totalizava o valor final de pagamento em R$ 14.100,00. Outro detalhe é a cobrança de R$ 130,00 para a confecção de cadastro.
Para o presidente do Procon Fortaleza, Wellington Sabóia, as provas colhidas de algumas empresas já mostram que falta clareza da informação na contratação de empréstimos. “Aposentados denunciam que estão sendo assediados na porta de agências do INSS e de agências bancárias, sendo conduzidos a empresas que oferecem empréstimos”, relatou Sabóia, pedindo que os consumidores denunciem e peçam a revisão desses contratos.
O consumidor pode agendar seu atendimento presencial no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo defesa do consumidor, clicando em “agendamento para atendimento presencial”.
Também é possível realizar abertura de reclamação, de forma virtual, no mesmo endereço eletrônico, no campo defesa do consumidor, clicando em “reclamação virtual”.
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