Com o crescimento do número de investidores pessoa física na Bolsa de Valores brasileira (B3), as mulheres também passaram a ocupar cada vez mais espaço entre aqueles que decidiram investir.
A representatividade de mulheres na Bolsa vê uma taxa de crescimento acelerada, com alta de 39,7% desde 2020, alcançando mais de 1,1 milhão de CPFs cadastrados. Em maio, o número de investidores pessoas físicas (PFs) na Bolsa brasileira ultrapassou 5,1 milhões. Em relação a abril, houve um aumento de 49.654 investidores PFs, equivalente a um crescimento mensal de 1,0%.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A maioria dos investidores da Bolsa encontra-se na faixa etária dos 26 a 35 anos, com cerca de 1,7 milhões de contas ativas em maio, representando 33,4% do total. Em seguida, temos a faixa entre 36 a 45 anos com 1,4 milhões de contas, equivalente a 28,1%.
Assim como o crescimento de mulheres que decidem investir, o cenário nas empresas do setor financeiro vem evoluindo para essas profissionais. Segundo levantamento realizado pelo time de Análise de Fundos da XP, elas representam 17,5% dos colaboradores em posições de decisão em gestoras de fundos.
Também existe uma preocupação com a atuação feminina em cargos de liderança nas organizações. De acordo com estudo “Mulher em Ação” divulgado pela B3, em 61% das 408 companhias de capital aberto no país não há participação feminina na alta direção e em 45% delas não há mulheres nos conselhos de administração.
Leia também | Gestão de custos e planejamento a longo prazo
Pensando em potencializar a presença feminina no mercado financeiro, a XP Inc. tem adotado iniciativas estruturais que prometem mudar essa realidade. A XP criou o MLHR3, coletivo que tem como objetivo adotar iniciativas e proporcionar melhores condições para que as mulheres consigam desempenhar todo seu potencial profissional e com isso, mudar o retrato atual do mercado financeiro.
Com isso, a XP assumiu uma meta pública, de ter ao menos 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos até 2025. Para atingir esse objetivo, uma série de medidas foram implementadas, que incluem treinamento, mentoria, acompanhamento e todo suporte para acelerar o processo de inclusão de mulheres no mercado financeiro e em cargos de liderança.
A XP também lançou uma iniciativa para apoiar as mulheres a conquistarem mais espaço no mercado financeiro, custeando todos os valores do curso preparatório Ancord (Certificação Agente Autônomo de Investimento), além da inscrição para a prova às assessoras da rede de escritórios parceiros da XP.
“A XP tem se dedicado a criar um relacionamento sólido e próximo com a rede de assessores e escritórios parceiros (B2B), incentivando o crescimento da representatividade feminina. Entre as iniciativas, está o incentivo para que elas sejam credenciadas como Agentes Autônomas de Investimento. Enxergamos a questão da presença feminina como uma jornada, e iniciativas como essa são essenciais para elevarmos a participação das mulheres nesse mercado”, diz a líder regional da XP no Ceará, Larissa Falcão.
Leia também | Congresso derruba vetos presidenciais de três leis
A XP é a plataforma líder em serviços financeiros no Brasil. A empresa faz parte da XP Inc., que tem como propósito transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Fundada em 2001, a empresa criou um modelo inovador de assessoria de investimentos. Para mais informações, acesse o site XP.
A XP Inc. é uma das maiores instituições financeiras do país, dona das marcas XP Investimentos, Rico, Clear, Infomoney, XPeed e Spiti, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,5 milhões de clientes e R$ 873 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 21 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, acesse: https://www.xpinc.com/.
Leia também | Argentina adota nova estratégia de juros em meio à inflação crescente