

Mulheres nas feiras de rua: tradição, força e empreendedorismo | Foto: divulgação
13 maio 2025 — As feiras de rua são muito mais do que pontos de venda de produtos locais: elas se consolidam como espaços dinâmicos de inclusão, especialmente para as mulheres. Com protagonismo crescente, o público feminino vem ocupando bancas e corredores com seus produtos, saberes e histórias, contribuindo para o fortalecimento da economia popular e a preservação das tradições culturais brasileiras.
Essas feiras oferecem às mulheres oportunidades concretas de empreendedorismo e autonomia financeira, principalmente no mercado informal. Muitas delas atuam com produtos artesanais, receitas de família, roupas feitas à mão e itens que carregam identidade e memória. A presença feminina, portanto, não apenas movimenta a economia, mas também mantém vivas práticas culturais transmitidas entre gerações.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Para a empresária e influenciadora Ana Sampaio, a presença das mulheres nas feiras é um reflexo de resistência e empoderamento. “Mulheres ajudam a manter vivas tradições, produtos artesanais e costumes locais, transmitindo saberes entre gerações. A presença das mulheres nas feiras vai muito além das bancas: elas movimentam a economia, preservam tradições, constroem redes de apoio e transformam o espaço da feira em um verdadeiro símbolo de resistência, trabalho e empoderamento feminino”, afirma.
Além da força econômica, a diversidade de perfis femininos nesses espaços amplia a troca de experiências, fortalece laços comunitários e permite que mulheres de diferentes histórias encontrem reconhecimento e oportunidade. Segundo Ana, “as feiras geram oportunidade e acolhem mulheres de diferentes idades, formações e histórias. A oferta de clientes agrega possibilidade de prestação de serviços e venda de produtos. A flexibilidade de horário das feiras também facilita a presença feminina, principalmente das que possuem compromisso com multi-tarefas”.
Ao transformar as feiras em espaços de resistência e visibilidade, as mulheres reafirmam seu papel fundamental na cultura popular e reforçam sua presença como guardiãs da tradição e protagonistas da economia local.
Leia também | PF deflagra Operação Face Off contra fraudes em contas digitais do Gov.br