

Com a conclusão da transação, o atual controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, deixará definitivamente a instituição | Foto: divulgação
17 de novembro de 2025 — A Fictor Holding Financeira confirmou nesta segunda-feira (17) a aquisição do Banco Master, em uma operação que inclui aporte inicial de R$ 3 bilhões e participação de um consórcio de investidores dos Emirados Árabes Unidos, que juntos administram mais de US$ 100 bilhões em ativos. Com a conclusão da transação, o atual controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, deixará definitivamente a instituição.
Segundo a Fictor, a operação não contempla o Will Bank nem o Banco Master de Investimentos, ambos ainda em negociação com outros grupos interessados. A alienação dependerá de parecer favorável do Banco Central do Brasil (BC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), responsáveis pelo acompanhamento dos impactos concorrenciais e societários da transação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
No pleito submetido ao Banco Central, estão previstas mudanças importantes na estrutura de governança, incluindo:
A expectativa da holding é que o novo banco alcance destaque no sistema financeiro nacional, ampliando a concorrência no setor bancário brasileiro.
Em nota, o sócio da Fictor Holding, Rafael Góis, destacou que a aquisição representa a entrada oficial do grupo no setor bancário do país, reforçando a estratégia de expansão internacional e a presença em serviços financeiros integrados.
O empresário afirmou que o grupo, com presença em mais de 30 empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa, mantém sua atuação baseada em governança e investimentos na economia real, devendo agora expandir sua capilaridade com produtos financeiros competitivos.
O acionista e presidente que deixa o comando do banco, Daniel Vorcaro, afirmou que a operação é um marco positivo e que a instituição demonstrou capacidade de superação em meio a cenários complexos. Para ele, a união do portfólio atual do Banco Master com a estrutura e alcance global da Fictor permitirá uma atuação mais forte no mercado bancário brasileiro:
“O Banco Master provou sua força e resiliência, superando desafios significativos. A união com a Fictor levará o novo banco ao protagonismo no cenário brasileiro, que tanto carece de novos players e concorrência saudável. Quem sairá ganhando serão os clientes.”
A decisão final sobre a compra será comunicada após a conclusão das etapas de análise do BC e do Cade.
Leia também | Boletim Focus reduz previsões de inflação e câmbio para 2025, aponta Banco Central
Tags: Fictor Holding Financeira, Banco Master, compra Banco Master, mercado financeiro brasileiro, Banco Fictor, investidores Emirados Árabes Unidos, Daniel Vorcaro, Rafael Góis, Banco Central, Cade, transações financeiras, sistema bancário, fusões e aquisições, negócios no Brasil, economia, investimentos, setor financeiro, Will Bank, Banco Master de Investimentos, protagonistas mercado bancário, concorrência bancária, Portal Terra da Luz, notícias de economia, transações bilionárias