

Governo regulamenta programa Mover e projeta ganhos para consumidores | Foto: Shutterstock
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (16) que o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) deve gerar uma economia de até R$8 bilhões em combustível para os consumidores brasileiros até 2031.
A estimativa considera os efeitos da maior eficiência energética dos veículos produzidos a partir das novas regras, que passam a valer a partir de junho deste ano. O decreto de regulamentação do programa foi publicado no Diário Oficial da União, detalhando os parâmetros de eficiência e segurança que as montadoras deverão cumprir nos próximos anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Alckmin também adiantou que o próximo passo será a regulamentação do chamado IPI Verde, que prevê alíquota reduzida ou zerada para veículos com baixa emissão de CO2 — uma das principais reivindicações da Anfavea, entidade que representa as montadoras no Brasil.
A associação também pressiona o governo para antecipar o retorno da alíquota integral (35%) do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos. Segundo Alckmin, a demanda está sendo analisada, mas ainda não há previsão de decisão.
Leia também | Até quando vamos aceitar um modelo ultrapassado de medição de audiência na televisão?