A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), assinaram essa semana um Termo de Cooperação Técnica que tem como objetivo disponibilizar ações de apoio às políticas do emprego, do trabalho e da formação profissional para trabalhadores do setor supermercadista. Os trabalhadores encaminhados pela Acesu terão seus dados cadastrados no Sistema Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, e serão adicionados ao banco de talentos do IDT Ceará.
“Construímos essa história do ano passado para cá e hoje assinamos esse termo que formaliza, amplia e fortalece essa parceria. Tenho certeza que a cooperação com o IDT vai agregar muito para as empresas do setor supermercadista, para que a gente possa ter uma mão de obra qualificada, para que, quando houver vagas em aberto, elas sejam preenchidas o mais rápido possível. Por isso, nós agradecemos ao IDT e também à Secretaria de Trabalho que tem sido muito importante em todo esse processo”, Nidovando Pinheiro, Presidente da ACESU.
Além disso, os trabalhadores inscritos em cursos da Escola Acesu terão acesso a palestras formativas promovidas pela Secretaria Estadual do Trabalho (SET), que também será responsável pela implementação de ações voltadas para a organização e fortalecimento do mercado de trabalho do estado, como também complementar as políticas de trabalho e formação profissional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ressalta a importância desse momento para o crescimento do setor. “Ao crescer e atrair novos investimentos, o setor supermercadista desponta na empregabilidade de muitos cearenses e o termo se consolida como um importante instrumento para que possamos atuar juntos, auxiliando os trabalhadores e os empresários com diversas estratégias, a exemplo da qualificação”.
Já o presidente do IDT, Raimundo Ângelo, destaca as intermediações realizadas em todo o estado, e defende “o termo é um instrumento de formalização e ampliação da parceria que já estamos desenvolvendo há algum tempo, nas ações de intermediação de profissionais para o segmento. Nesse sentido, o IDT se coloca à disposição para alinhar sua estrutura de forma a melhor atender os trabalhadores e as empresas em todo o processo de orientação, recrutamento e seleção, visando potencializar a inserção dos cidadãos cearenses no mercado de trabalho, em um cenário que é positivo para toda a sociedade.”
Segundo o acordo, a Acesu também fica responsável por uma série de ações voltadas ao fortalecimento do mercado no Ceará, como também disponibilizar espaços da Escola Acesu ou de suas lojas associadas para realização de ações da Secretaria de Trabalho previstas no calendário da SET. Também através do acordo, a Acesu se compromete a orientar sua rede de lojas associadas a procurar o SINE/IDT quando demandar a contratação de novos profissionais.
Leia também| Operação do MPCE faz busca e apreensão contra prefeito de Milhã (CE), no Sertão Central