logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer no STF
Política: Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer no STF
16/10/2025
Internacional: Novo controle de fronteiras na Europa exige biometria e afeta brasileiros que viajam ao continente
Internacional: Novo controle de fronteiras na Europa exige biometria e afeta brasileiros que viajam ao continente
16/10/2025
Exibir tudo

Meio Ambiente: Guerra comercial entre Trump e China amplia lucros do Brasil com soja, mas ameaça o Cerrado Disputa econômica entre as duas maiores potências do mundo impulsiona a produção brasileira de soja, enquanto cresce a pressão sobre o meio ambiente e a moratória contra o desmatamento

Meio Ambiente: Guerra comercial entre Trump e China amplia lucros do Brasil com soja, mas ameaça o Cerrado

Soja brasileira ganha espaço com tensões entre EUA e China, mas avanço ameaça biomas e compromissos ambientais | Foto: REUTERS/Jorge Adorno

16 de outubro de 2025 — A guerra comercial entre Estados Unidos e China, reacesa durante o governo de Donald Trump, abriu uma nova janela de oportunidades para o agronegócio brasileiro, especialmente para os produtores de soja, hoje o principal produto de exportação agrícola do país. Entretanto, esse avanço econômico vem acompanhado de riscos ambientais severos, sobretudo para o Cerrado, a maior savana tropical do mundo.

A China, grande consumidora de soja para a produção de óleo e ração animal, praticamente suspendeu a compra do grão americano após a imposição de tarifas mútuas entre Pequim e Washington. Como resultado, o país asiático passou a depender ainda mais do Brasil, líder mundial nas exportações do produto, incentivando a expansão agrícola sobre áreas sensíveis.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Crescimento acelerado e pressão ambiental

Nos últimos dez anos, a produção de soja no Brasil disparou, impulsionada pelo afastamento da China dos Estados Unidos. Em 2017, o Brasil já havia superado os norte-americanos como maior produtor global. Desde então, as áreas plantadas se multiplicaram: atualmente, mais de 40 milhões de hectares estão ocupados por lavouras de soja, representando 14% das terras agrícolas do país, segundo o MapBiomas.

Grande parte dessa expansão ocorre sobre o Cerrado, um ecossistema crucial para o equilíbrio climático e hídrico do Brasil, que abriga as nascentes das principais bacias hidrográficas do país. Apesar da redução do desmatamento na Amazônia, a pressão sobre o Cerrado aumentou significativamente. Pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Trase mostram que, em 2023, mais de 445 mil hectares de áreas desmatadas foram convertidos em plantações de soja.

Debate sobre a Moratória da Soja e riscos de retrocesso

A expansão do agronegócio reacendeu o debate sobre a Moratória da Soja, acordo firmado em 2006 entre o governo, exportadores e ONGs ambientais para impedir a compra de soja oriunda de áreas desmatadas na Amazônia após 2008. Embora tenha reduzido o avanço do desmatamento no bioma, o pacto vem sendo questionado por representantes do setor agrícola.

O vice-presidente da Aprosoja, Lucas Costa Beber, classificou a moratória como uma “barreira comercial disfarçada de proteção ambiental”, argumentando que a medida limita a competitividade brasileira no mercado internacional. Em agosto, o Cade chegou a suspender temporariamente o acordo, sob suspeita de conluio entre comerciantes, mas a Justiça Federal restabeleceu a medida. Ainda assim, o futuro da moratória permanece incerto.

Dilema para o governo Lula e o cenário internacional

A situação coloca o governo Luiz Inácio Lula da Silva diante de um dilema: conciliar o avanço econômico com os compromissos ambientais assumidos internacionalmente. O presidente será anfitrião da próxima Conferência do Clima da ONU (COP), em Belém (PA), em novembro, e prometeu endurecer as ações contra o desmatamento ilegal.

Especialistas alertam que a intensificação da guerra comercial entre Trump e Xi Jinping pode ampliar ainda mais a pressão sobre as fronteiras agrícolas brasileiras. “O Cerrado está desaparecendo, e a pressão para produzir soja para exportar será ainda maior”, afirmou Luciana Gatti, pesquisadora do Inpe.

Enquanto isso, os agricultores americanos enfrentam queda nas vendas e alta nos custos de produção. A incerteza sobre um possível encontro entre Trump e Xi Jinping na cúpula comercial da Coreia do Sul, ainda este mês, mantém a soja no centro da disputa global.


Leia também | Ministério da Saúde lança carretas da saúde da mulher em Russas e Juazeiro do Norte

Outubro Rosa: Ministério da Saúde lança carretas da saúde da mulher em Russas e Juazeiro do Norte

Tags: soja, guerra comercial, China, Donald Trump, Estados Unidos, Brasil, Cerrado, Amazônia, desmatamento, agronegócio, exportações, Xi Jinping, Lula, COP Belém, meio ambiente, sustentabilidade, moratória da soja, Aprosoja, economia global, comércio exterior, tarifas, agricultura brasileira, Inpe, MapBiomas, Trase, Greenpeace, política ambiental, biomas brasileiros, produção agrícola, mercado internacional, crise climática, políticas públicas, mudanças climáticas, Belém 2025

Compartilhar

Artigos Relacionados

Cultura: Lagoa Encantada homenageia indígenas

Mulheres indígenas participam de vivências culturais e apresentações tradicionais durante evento na Lagoa Encantada, em Caucaia | Foto: divulgação

09/03/2026

Cultura: Lagoa Encantada homenageia indígenas Evento destacou força e tradição de mulheres ancestrais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
  • Justiça: Escritório ligado a Moraes explica contrato0
    Justiça: Escritório ligado a Moraes explica contrato Banca da esposa do ministro do STF afirma que prestou consultoria ao Banco Master e nega atuação na Corte
    09/03/2026
  • Mundo: Mojtaba Khamenei é líder supremo do Irã0
    Mundo: Mojtaba Khamenei é líder supremo do Irã Assembleia de Especialistas escolhe filho de Ali Khamenei após morte do aiatolá em ataque militar
    09/03/2026
  • Mundo: Irã escolhe novo líder supremo0
    Mundo: Irã escolhe novo líder supremo Decisão foi tomada pela Assembleia de Peritos após morte do líder em bombardeio durante escalada militar no Oriente Médio
    08/03/2026
  • Justiça: Moraes nega mensagens com banqueiro0
    Justiça: Moraes nega mensagens com banqueiro STF afirma que análise técnica indica que prints atribuídos a Daniel Vorcaro não foram enviados ao ministro
    07/03/2026
  • Mundo: Passageiros de cruzeiro voltam para casa0
    Mundo: Passageiros de cruzeiro voltam para casa Brasileiros estavam entre viajantes retidos em Dubai após fechamento do espaço aéreo por causa de conflitos no Oriente Médio
    07/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas