

Colaboradoras e médicas cooperadas celebram a formatura da primeira turma da Comissão de Mulheres da Unimed Fortaleza | Foto: divulgação
02 de fevereiro de 2026 – A Unimed Fortaleza realizou, no dia 29 de janeiro, a formatura da primeira turma da Comissão de Mulheres, iniciativa voltada ao incentivo e ao fortalecimento da liderança feminina dentro da cooperativa. Ao todo, 91 colaboradoras e médicas cooperadas concluíram a Trilha de Liderança, uma jornada formativa com carga horária de 55 horas, além de três encontros on-line para aprofundamento dos conteúdos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A ação é desenvolvida pela Unimed Fortaleza em parceria com o Sistema OCB e integra o movimento nacional Elas Pelo Coop, que busca promover a equidade de gênero no cooperativismo. O projeto despertou grande interesse, com mais de 300 mulheres inscritas, e já tem prevista a abertura de uma segunda edição.
A Trilha Jornada de Formação em Liderança Feminina é considerada a maior capacitação direcionada a todos os níveis de colaboradoras já realizada pela Unimed Fortaleza nos últimos anos, reforçando o compromisso institucional com a inclusão e o desenvolvimento profissional.
Atualmente, as mulheres representam 75% da força de trabalho da Unimed Fortaleza. Nos cargos de liderança, a participação feminina já chega a 69%, alcançando 60% nas posições de gerência. Os números refletem o impacto das políticas internas voltadas à valorização e ao crescimento profissional das mulheres dentro da cooperativa.
Para a superintendente administrativa da Unimed Fortaleza e vice-coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop Ceará, Paula Vasconcelos, iniciativas como a Comissão de Mulheres são estratégicas para a transformação do ambiente corporativo. “Projetos como esse fortalecem o protagonismo feminino e ampliam as oportunidades de desenvolvimento. Investir na formação das mulheres é construir uma liderança mais diversa, inovadora e alinhada aos valores do cooperativismo”, afirmou.
A cerimônia de formatura contou com a presença da Diretoria da Unimed Fortaleza, representada pelo presidente Dr. Marcos Aragão, pela diretora de Recursos Próprios, Dra. Fernanda Colares, pelo diretor Administrativo-Financeiro, Dr. Flávio Ibiapina, além do presidente do Sescoop-CE, Dr. João Nicédio Alves Nogueira.
Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed e é atualmente a 11ª maior singular do país em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados.
A cooperativa conta com ampla rede credenciada e rede própria formada pelo Hospital Unimed — maior hospital do Ceará em número de leitos, com 330 vagas — e pelo Hospital Unimed Sul, além de clínicas, laboratórios e programas de Medicina Preventiva. Em 2025, a instituição tornou-se a primeira rede de saúde privada do mundo a conquistar o nível Diamante na acreditação internacional Qmentum 360º.
Leia também | Caetano Veloso e Bethânia vencem Grammy com álbum ao vivo
Tags: Unimed Fortaleza, Comissão de Mulheres, liderança feminina, Elas Pelo Coop, cooperativismo, equidade de gênero, mulheres na liderança, saúde suplementar, capacitação profissional, inclusão, gestão corporativa, Sistema Unimed, protagonismo feminino, inovação em saúde, Portal Terra da Luz