

Tarifas bilaterais chegam a 145% e afetam economia global; China sinaliza abertura para diálogo | Foto: reprodução/Bloomberg
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar disposto a reduzir as tarifas comerciais impostas à China “em algum momento”, destacando que os altos impostos atuais praticamente paralisaram os negócios entre as duas maiores economias do mundo.
“Em algum momento, vou reduzi-las, porque, caso contrário, você nunca poderia fazer negócios com eles, e eles querem muito fazer negócios”, declarou Trump em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC, exibido neste domingo (4).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Atualmente, as tarifas dos EUA sobre importações chinesas podem chegar a 145%, enquanto a China retaliou com taxas de até 125% sobre produtos americanos. As medidas geraram instabilidade nos mercados e impactaram diretamente o preço de bens de consumo e equipamentos de fabricação.
Trump também comentou sobre a atual crise econômica chinesa, citando dados que mostram uma forte contração na atividade fabril e quedas significativas nos pedidos de exportação. Mesmo assim, considerou recentes declarações da China como “positivas” e afirmou que qualquer acordo comercial precisa ser “justo”.
Na última sexta-feira (2), o governo chinês anunciou que está avaliando a possibilidade de abrir negociações com os Estados Unidos, o que pode representar um primeiro passo para reaproximação. A notícia influenciou positivamente os mercados, com as ações norte-americanas em alta após os sinais de Pequim.
Leia também | Comitiva brasileira visita maior túnel submerso do mundo para aplicar tecnologia no Túnel Santos-Guarujá