

Descontentamento com a inflação e impacto financeiro direto contribuem para queda na popularidade | Foto: reprodução/Folha de São Paulo
A popularidade do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a cair em relação à condução da economia, segundo pesquisa da CBS News divulgada neste sábado (13). O levantamento foi realizado com 2.410 adultos em todo o país e possui margem de erro de 2,4 pontos percentuais.
De acordo com o estudo, 56% dos americanos desaprovam a forma como Trump lida com a economia, enquanto apenas 44% aprovam. Quando a questão é a inflação, o cenário é ainda mais negativo: 60% reprovam sua condução, contra 40% de aprovação. Ambos os índices caíram quatro pontos percentuais desde o fim de março.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A política tarifária adotada por Trump está entre os principais motivos da insatisfação. A pesquisa mostra que a maioria dos entrevistados acredita que os preços continuarão subindo no curto prazo, e que haverá danos econômicos em decorrência dessas medidas.
O índice de aprovação geral de Trump caiu para 47%, ante 50% em março. Para 54% dos americanos, as políticas de Trump são as principais responsáveis pela atual situação econômica, contra 21% que atribuem essa responsabilidade a Joe Biden. Outros 20% veem responsabilidade igual entre os dois líderes.
O estudo revela que 53% dos entrevistados acreditam que a economia está piorando. Além disso, 59% avaliam o cenário econômico atual como ruim.
Na percepção pessoal, 49% afirmam que estão financeiramente piores com as políticas de Trump, enquanto 21% dizem estar se beneficiando e 30% relatam não notar impactos diretos.
Leia também | Ataque russo deixa 32 mortos e mais de 80 feridos em Sumy, na Ucrânia