

25 de outubro de 2025 – A Petrobras está se preparando para lançar um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) direcionado a funcionários já aposentados que ainda permanecem na ativa. Essa será a primeira iniciativa do tipo desde 2019 e faz parte da estratégia de gestão de pessoal da companhia, que busca adequar seu quadro de empregados às novas demandas operacionais.
De acordo com informações divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o programa já foi aprovado pela diretoria executiva da estatal e deve ser apreciado pelo Conselho de Administração no dia 31 deste mês.
Fontes ligadas à Petrobras afirmam que a tendência é de aprovação, embora a medida tenha surpreendido parte do alto escalão da companhia. O anúncio do PDV ocorre poucos dias após a empresa obter autorização para perfuração do primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial — um dos projetos mais aguardados do setor de energia.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em 2024, último dado disponível, os empregados com 20 anos ou mais de serviço representavam 23% do total de trabalhadores, o maior percentual desde 2020. A Petrobras informou que avalia continuamente a necessidade de ingressos e desligamentos como parte de sua política de gestão de pessoal.
A estatal conta atualmente com 41.778 empregados, sendo 17.199 na área de Exploração e Produção e 9.186 em Refino e Transporte. O quadro de pessoal vem crescendo nos últimos anos: em 2022 eram 38.682 funcionários, número que subiu para 40.213 em 2023 e chegou ao patamar atual com novas contratações.
O último Programa de Aposentadoria Incentivada, realizado em 2024, resultou na saída de 141 empregados. No total, 444 trabalhadores deixaram a empresa naquele ano, sendo 333 por desligamentos voluntários.
O novo PDV deve incluir incentivos financeiros para os aposentados que optarem por deixar a companhia, segundo fontes ouvidas pela imprensa. A proposta detalhada será debatida na próxima semana antes de ser submetida à aprovação final.
A política de renovação do quadro da Petrobras tem refletido em uma redução significativa no número de desligamentos desde 2020, acompanhada por um aumento gradual nas contratações.
Leia também | Senado aprova investimento de R$ 30 bilhões para modernizar as Forças Armadas até 2031
Tags: Petrobras, Programa de Demissão Voluntária, PDV Petrobras, Conselho de Administração, funcionários aposentados, gestão de pessoal, Bacia da Foz do Amazonas, Margem Equatorial, exploração de petróleo, produção de petróleo, estatal brasileira, energia, demissões voluntárias, política de RH, economia brasileira, mercado de trabalho, exploração e produção, refino e transporte, Petrobras 2025, Lauro Jardim, O Globo, poço de petróleo, perfuração offshore, programa de aposentadoria incentivada