

Entenda as deduções, dependentes permitidos e critérios de restituição do IR 2025 | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O período para declarar o Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio. A expectativa da Receita Federal é que cerca de 46,2 milhões de contribuintes entreguem suas declarações neste ano.
Entre os principais pontos de atenção está a escolha correta do modelo de dedução — simplificado ou completo — e o preenchimento adequado das despesas dedutíveis, que podem garantir restituições maiores ou reduzir o valor a pagar.
A escolha entre o modelo simplificado, que aplica um desconto automático de 20%, ou o modelo completo, que exige comprovação das despesas dedutíveis, depende do perfil de gastos do contribuinte. Segundo o professor Gilder Daniel Torres, da Faculdade Anhanguera, quem possui muitas despesas com saúde, educação e previdência privada deve optar pela declaração completa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Receita Federal, as despesas que podem ser deduzidas incluem:
Podem ser considerados dependentes cônjuges, companheiros(as) com filhos ou com união estável superior a cinco anos, filhos até 21 anos (ou até 24 se cursando ensino superior ou técnico), além de pais, avós, netos e irmãos, desde que obedecidos critérios legais.
A omissão de rendimentos dos dependentes ou erros no preenchimento podem levar o contribuinte à malha fina.
A restituição será paga em cinco lotes mensais:
A ordem de pagamento segue critérios como idade (acima de 80 anos), pessoas com deficiência ou doença grave, professores e contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida com opção de Pix. Quem envia antes, tem prioridade dentro do grupo.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita, aplicativo oficial ou no link: www.restituicao.receita.fazenda.gov.br.
Leia também | Aumento da safra de milho no Brasil pode reduzir inflação dos alimentos