logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Câmara avança com PEC que propõe fim da escala 6x1
Política: Câmara avança com PEC que propõe fim da escala 6×1
09/02/2026
Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição
Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição
10/02/2026
Exibir tudo

Crise: Diretor jurídico do BRB renuncia em meio à crise do caso Banco Master Saída de Jacques Maurício Veloso de Melo ocorre em meio a investigações e mudanças na governança do Banco de Brasília

Crise: Diretor jurídico do BRB renuncia em meio à crise do caso Banco Master

Fachada do Banco de Brasília (BRB), instituição que enfrenta crise institucional após desdobramentos do caso Banco Master | Foto: Reuters/Mateus Bonomi

10 de fevereiro de 2026 — O Banco de Brasília (BRB) comunicou ao mercado que o diretor jurídico da instituição, Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo, apresentou carta de renúncia ao cargo. De acordo com fato relevante divulgado pelo banco público, a saída será efetivada no próximo sábado (14).

A instituição informou que manterá acionistas e o mercado atualizados sobre atos relevantes, reforçando o compromisso com a ética, a responsabilidade e a transparência. Até o momento, o BRB não detalhou os motivos da renúncia nem anunciou o nome de um substituto para a diretoria jurídica.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Renúncia ocorre em meio à crise de credibilidade

A saída de Veloso de Melo acontece em um contexto de forte desgaste institucional enfrentado pelo BRB após o envolvimento no caso do Banco Master, liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central em novembro de 2025. O episódio levantou questionamentos sobre operações financeiras realizadas entre as duas instituições e provocou investigações sobre a gestão do banco público.

Nomeado em agosto de 2024 para cumprir o restante do mandato 2022–2024, Jacques Veloso de Melo assumiu oficialmente a diretoria jurídica em dezembro do mesmo ano. Antes disso, já integrava a governança do BRB como membro do Comitê de Auditoria.

Trajetória profissional do ex-diretor

Pós-graduado em Direito Tributário pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), Melo também atuou no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda. Além disso, participou de comissões de Direito Tributário e de apoio a advogados iniciantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nova diretora reforça área de riscos

Paralelamente ao anúncio da renúncia, o BRB informou a posse de Ana Paula Teixeira como diretora executiva de Controles e Riscos (DICOR). Segundo o banco, a executiva possui ampla experiência no setor financeiro, tendo atuado no Banco do Brasil como vice-presidente de gestão de riscos, controles internos, segurança institucional e cibersegurança.

Em fato relevante, o BRB afirmou que a nomeação reforça a governança corporativa, a integridade institucional e o comprometimento com a gestão de riscos e controles internos.

Caso Banco Master e impacto financeiro

A crise envolvendo o Banco Master ganhou dimensão nacional após investigações apontarem que o BRB investiu bilhões de reais na aquisição de carteiras de crédito da instituição controlada por Daniel Vorcaro. Apurações indicam que essas carteiras haviam sido compradas pelo Master por valores inferiores à metade do preço e, posteriormente, revendidas ao BRB por cifras bilionárias, sem que o pagamento original tivesse sido efetivado.

Além disso, o BRB chegou a negociar a aquisição do Banco Master, operação que acabou vetada pelo Banco Central em setembro de 2025. As investigações apontam transações suspeitas, prejuízos financeiros e impactos negativos sobre fundos de pensão de diversos estados.

Plano de capital e estimativa de aporte

Para enfrentar os efeitos da crise, o BRB apresentou ao Banco Central um plano de capital que prevê medidas para reforçar o patrimônio da instituição, caso necessário. O documento foi entregue pessoalmente pelo presidente do banco, Nelson Antônio de Souza, em reunião realizada na sede do BC, em Brasília.

Embora os valores finais dependam da conclusão das investigações, estimativas do Banco Central indicam que o aporte mínimo pode chegar a R$ 5 bilhões. O Governo do Distrito Federal, acionista controlador do BRB com cerca de 72% do capital, acompanhou a apresentação do plano por meio do secretário de Economia, Daniel Izaias.

Leia também | Tesouro anuncia emissão de novo título de 10 anos no mercado internacional

Economia: Tesouro anuncia emissão de novo título de 10 anos no mercado internacional

Tags: Portal Terra Da Luz, BRB, Banco de Brasília, Banco Master, Jacques Maurício Veloso de Melo, renúncia no BRB, crise no BRB, governança corporativa, sistema financeiro, Banco Central, investigação financeira, gestão de riscos, Ana Paula Teixeira, diretoria jurídica, mercado financeiro, bancos públicos, Distrito Federal, economia brasileira

Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Fiscalização mira alta dos combustíveis

Governo reforça fiscalização de postos e distribuidoras para conter alta dos combustíveis e práticas abusivas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

28/09/2026

Economia: Fiscalização mira alta dos combustíveis Governo mantém subvenção ao diesel, amplia ações em postos e distribuidoras e prevê multas de até R$ 500 milhões por práticas abusivas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

  • 24/09/2026

    Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará

Últimas Notícias

  • Fé: Festa dos Arcanjos terá shows e missa em Fortaleza0
    Fé: Festa dos Arcanjos terá shows e missa em Fortaleza Evento gratuito da Comunidade Católica Shalom reunirá oração, música, Adoração, Terço da Misericórdia e Santa Missa no Mundubim
    28/09/2026
  • LBV arrecada alimentos para famílias no Natal0
    Solidariedade: LBV arrecada alimentos para famílias no Natal Campanha pretende montar mais de 40 mil cestas e garantir 1,3 milhão de refeições a pessoas em vulnerabilidade
    28/09/2026
  • SpaceX lança Starship em voo ao redor da Terra0
    Espaço: SpaceX lança Starship em voo ao redor da Terra Missão não tripulada deve durar quase 10 horas e passar ao menos cinco vezes sobre o Brasil
    28/09/2026
  • PRF restringe tráfego de cargas no Ceará durante eleições0
    Trânsito: PRF restringe tráfego de cargas no Ceará durante eleições Medida vale em rodovias federais de pista simples nos dias 4 e 25 de outubro
    28/09/2026
  • Operação mira grupo ligado a facção em Quixelô0
    Segurança: Operação mira grupo ligado a facção em Quixelô Polícia Civil cumpre seis prisões e quatro buscas contra suspeitos de extorsão e ameaças durante eleição
    28/09/2026
  • Dino libera post sobre Nossa Senhora Aparecida0
    Justiça: Dino libera post sobre Nossa Senhora Aparecida Ministro do STF derrubou decisão de André Mendonça que havia determinado a remoção da publicação
    28/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas