

Ferramenta já está disponível no site do Banco Central | Foto: reprodução
01 de dezembro de 2025 — O Banco Central (BC) lançou, nesta segunda-feira, a ferramenta BC Protege+, que permite ao cidadão bloquear a abertura de novas contas bancárias em seu nome. O recurso, disponível no site do BC, busca ampliar a proteção contra fraudes envolvendo uso indevido de documentos.
Para ativar o bloqueio, o usuário deve acessar o portal do Banco Central, entrar na área “Meu BC”, fazer login com a conta gov.br e habilitar o BC Protege+. Após a ativação, todas as instituições financeiras passam automaticamente a ser notificadas da restrição, impedindo a criação de contas correntes ou poupanças sem autorização.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Criado para impedir golpes envolvendo documentos falsos, o mecanismo também evita a inclusão indevida de um cidadão como titular de contas de terceiros. De acordo com a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Correa, a iniciativa “é um serviço para os cidadãos e também contribui para a promoção da integridade do sistema financeiro”.
A regra tem exceção apenas para contas-salário, abertas exclusivamente para o recebimento de remuneração de trabalhadores. O serviço é totalmente gratuito e pode ser desativado pelo próprio usuário caso deseje abrir uma nova conta no futuro.
Até as 15h desta segunda-feira, cerca de 7.800 pessoas já haviam ativado o BC Protege+. O sistema entrou em operação às 10h da manhã e, segundo o Banco Central, deve ganhar ainda mais adesões ao longo da semana.
Leia também | Ministério da Justiça anuncia substituição do sistema de inteligência após vazamento de dados
Tags: Banco Central, BC Protege+, fraudes financeiras, segurança digital, contas bancárias, sistema financeiro, gov.br, proteção de dados, bloqueio de contas, Izabela Correa, Meu BC, contas salário, proteção ao consumidor, economia, serviços financeiros