logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Em Alta: Turismo brasileiro cresce 6% em 2025 e completa 15 meses consecutivos de crescimento
Em Alta: Turismo brasileiro cresce 6% em 2025 e completa 15 meses consecutivos de crescimento
20/10/2025
Proibição: Anvisa proíbe venda de azeite, sal do Himalaia e “Chá do Milagre” em todo o país
Proibição: Anvisa proíbe venda de azeite, sal do Himalaia e “Chá do Milagre” em todo o país
20/10/2025
Exibir tudo

Exploração: Petrobras recebe licença do Ibama e inicia perfuração na Margem Equatorial Estatal começa pesquisa exploratória no Amapá após aprovação ambiental; região é apontada como novo pré-sal brasileiro

Exploração: Petrobras recebe licença do Ibama e inicia perfuração na Margem Equatorial

Segundo a estatal, a perfuração deve começar “imediatamente” no bloco FZA-M-059, em águas profundas do Amapá | Foto: divulgação/Petrobras

20 de outubro de 2025 — A Petrobras recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença ambiental que autoriza o início da pesquisa exploratória de petróleo e gás na Margem Equatorial, região localizada no Norte do Brasil. Considerada uma das novas fronteiras energéticas mais promissoras do planeta, a área tem sido comparada ao pré-sal pelo seu potencial petrolífero.

A autorização foi confirmada pelo Ibama na tarde desta segunda-feira (20), e, segundo a estatal, a perfuração deve começar “imediatamente” no bloco FZA-M-059, em águas profundas do Amapá — a 175 quilômetros da costa e 500 quilômetros da foz do rio Amazonas.

A fase inicial da operação, que deve durar cerca de cinco meses, será dedicada exclusivamente à coleta de dados geológicos para avaliar a presença de petróleo e gás em escala comercial. “Não há produção de petróleo nessa fase”, destacou a Petrobras.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Petrobras promete operação segura e sustentável

De acordo com a estatal, todos os requisitos exigidos pelo Ibama foram cumpridos, garantindo a segurança ambiental da operação. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, classificou a licença como “uma conquista da sociedade brasileira” e destacou o diálogo entre as instituições públicas e os órgãos ambientais.

“Vamos operar na Margem Equatorial com segurança, responsabilidade e qualidade técnica. Esperamos comprovar a existência de petróleo nessa nova fronteira energética mundial”, afirmou Chambriard.

O processo de licenciamento incluiu cinco anos de estudos e simulações de emergência, com foco especial na proteção à fauna.

Processo rigoroso e novas exigências ambientais

O Ibama informou que a licença foi concedida após um rigoroso processo de avaliação ambiental, que envolveu estudo de impacto (EIA/RIMA), três audiências públicas e 65 reuniões técnicas em mais de 20 municípios do Pará e do Amapá. Também foram realizadas vistorias presenciais nas estruturas de emergência e na unidade marítima de perfuração.

Entre as exigências adicionais está a criação de um novo centro de atendimento à fauna em Oiapoque (AP), que se soma ao já existente em Belém (PA). Durante a perfuração, o órgão também exigirá novos exercícios simulados de resposta a emergências.

Potencial energético e impacto econômico

A Margem Equatorial vem sendo apontada como uma nova fronteira de exploração petrolífera, com descobertas recentes em países vizinhos, como Guiana, Guiana Francesa e Suriname. No Brasil, a área se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o potencial recuperável da Bacia da Foz do Amazonas pode chegar a 10 bilhões de barris de óleo equivalente. A Petrobras lembra que a região fica 540 quilômetros distante da foz do rio Amazonas, e que a operação não representa risco direto ao ecossistema do rio.

Debate ambiental e transição energética

Apesar da licença, a decisão gerou críticas de ambientalistas, que alertam para os riscos ecológicos e para o impacto na transição energética, baseada na substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis.

A Petrobras, por outro lado, afirma que a produção na Margem Equatorial é estratégica para garantir a autossuficiência nacional e evitar a importação de petróleo na próxima década.

Leia também | Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% e acumula queda de 10,3% em 2025

Economia: Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% e acumula queda de 10,3% em 2025

Tags: Petrobras, Ibama, Margem Equatorial, exploração de petróleo, Amapá, Foz do Amazonas, Magda Chambriard, Ministério do Meio Ambiente, licenciamento ambiental, pré-sal, energia, petróleo e gás, sustentabilidade, transição energética, EPE, meio ambiente, economia, Amazônia Azul, perfuração offshore, exploração em águas profundas, petróleo brasileiro

Compartilhar

Artigos Relacionados

Combustíveis: Governo monitora preços após guerra

Mercado de combustíveis no Brasil entra em monitoramento após tensões internacionais que podem afetar o preço do petróleo | Foto: divulgação/Petrobras

11/03/2026

Combustíveis: Governo monitora preços após guerra Conflito no Oriente Médio leva governo federal a acompanhar mercado de combustíveis e investigar possíveis aumentos injustificados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Ataques atingem áreas urbanas no Oriente Médio0
    Conflito: Ataques atingem áreas urbanas no Oriente Médio Irã promete resposta após ofensivas em áreas residenciais no Líbano e na capital iraniana
    11/03/2026
  • Operação: MP mira grupo de Rogério de Andrade0
    Operação: MP mira grupo de Rogério de Andrade Mandados de prisão atingem integrantes da segurança do bicheiro acusados de proteger pontos de jogos de azar no Rio
    10/03/2026
  • Operação: PF combate tráfico no Porto de Santos0
    Operação: PF combate tráfico no Porto de Santos Investigação apura atuação de organização criminosa ligada ao tráfico transnacional de drogas e lavagem de dinheiro
    10/03/2026
  • Polícia: Professor é preso por abusar de crianças0
    Polícia: Professor é preso por abusar de crianças Suspeito gravava vídeos dos crimes em casa no Rio
    10/03/2026
  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas