

Boletim do ONS aponta leve crescimento da carga no SIN e estabilidade nas projeções para junho | Foto: reprodução
14 de junho de 2025 — O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta sexta-feira (14) o boletim do Programa Mensal da Operação (PMO) referente à semana operativa de 14 a 20 de junho. De acordo com o documento, a demanda de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve apresentar crescimento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo 76.169 MW médios.
As regiões Norte, Nordeste e Sul mantêm a tendência de crescimento, com destaque para o Norte, que deve registrar aumento de 5,7% (8.146 MWmed). O Nordeste deve crescer 5% (13.049 MWmed), enquanto o Sul apresenta previsão de avanço de 2,2% (13.135 MWmed). A exceção é o Sudeste/Centro-Oeste, com previsão de queda de 2,1% (41.838 MWmed), comportamento atribuído às temperaturas mais amenas observadas na região.
“O comportamento da carga está dentro do esperado para o período, e o ONS está preparado para atuar com segurança e eficiência em qualquer cenário que se apresente”, afirmou Márcio Rea, diretor-geral do ONS.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As estimativas da Energia Natural Afluente (ENA) para 30 de junho estão abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em todas as regiões do país. O Sul lidera com 90% da MLT, seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste com 80%. O Norte e o Nordeste devem apresentar 60% e 39% da MLT, respectivamente.
O relatório também mostra estabilidade nas projeções dos níveis de Energia Armazenada (EAR) ao final do mês. Três subsistemas devem encerrar junho com mais de 60% de EAR: Norte (99,7%), Nordeste (69,3%) e Sudeste/Centro-Oeste (67,1%). A região Sul deve registrar 54,5%.
Para a próxima semana operativa, o Custo Marginal de Operação (CMO) permanece estável:
O boletim completo pode ser acessado no site oficial do ONS.
Leia também | STF manda soltar ex-ministro Gilson Machado, preso por suspeita de facilitar passaporte a Mauro Cid