logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Futebol: Campeonato Carioca é na tela da Band Ceará até 2025 
Opinião O futebol como palco para marcas: estratégia, visibilidade e crescimento
26/03/2025
Justiça: Lula defende julgamento de Bolsonaro e aliados pelo STF e critica pedidos de anistia
Justiça Lula defende julgamento de Bolsonaro e aliados pelo STF e critica pedidos de anistia
27/03/2025
Exibir tudo

Economia Trump anuncia tarifa de 25% sobre carros importados nos EUA Nova taxa entra em vigor em abril e pode impactar preços e produção automotiva

Economia: Trump anuncia tarifa de 25% sobre carros importados nos EUA

Veículos elétricos da BYD em Lianyungang | Foto: China Daily via REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26) a imposição de uma tarifa de 25% sobre todos os carros importados no país. A medida faz parte da estratégia do republicano para incentivar a produção interna e reforçar sua política comercial protecionista.

De acordo com Trump, a nova taxa passará a valer a partir de 2 de abril, com arrecadação prevista para começar no dia seguinte. “Se você fabricar seu carro nos EUA, não haverá tarifa”, afirmou o presidente durante um evento no Salão Oval, reforçando a intenção de atrair montadoras para o território norte-americano.

Impacto no setor automotivo

Especialistas alertam que a medida pode resultar no aumento dos preços dos veículos e afetar a produção nacional, uma vez que muitas montadoras dependem de peças importadas. A previsão é de que o custo ao consumidor também suba, impactando a venda de carros novos e, possivelmente, resultando na perda de empregos no setor.

As bolsas de valores reagiram negativamente ao anúncio, com as ações de montadoras listadas nos EUA registrando queda imediata. Em resposta às críticas, Trump afirmou que o efeito da tarifa pode ser “neutro ou até mesmo positivo” para a Tesla, destacando que não recebeu conselhos do CEO da montadora, Elon Musk, sobre a medida.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Novas tarifas sobre autopeças

Além dos veículos, Trump também anunciou um adiamento de até um mês para a cobrança de tarifas sobre autopeças importadas. Segundo proclamação oficial, as taxas sobre as peças deverão entrar em vigor até 3 de maio de 2025.

A medida faz parte de um pacote mais amplo de tarifas comerciais, incluindo taxas de 25% sobre o aço e alumínio importados, que entraram em vigor no dia 12 de março. Essas sanções atingem importantes parceiros comerciais dos EUA, como Canadá, México e Brasil, este último sendo o segundo maior fornecedor de aço para os norte-americanos.

Consequências globais e reação do mercado

A decisão de Trump também pode gerar efeitos sobre a inflação nos EUA e dificultar o trabalho do Federal Reserve (Fed) no controle dos juros. Além disso, a fuga de capital para os Estados Unidos pode fortalecer o dólar e impactar economias emergentes, como o Brasil.

Com os EUA importando menos da China, especialistas avaliam que o mercado brasileiro poderá enfrentar um aumento da oferta de produtos manufaturados chineses a preços mais competitivos, afetando a indústria nacional.

As tarifas sobre a União Europeia também estão nos planos do presidente norte-americano, embora ele não tenha especificado datas para sua implementação. Recentemente, Trump ameaçou impor tarifas de 200% sobre vinhos europeus caso o bloco não reduzisse sua taxa de 50% sobre o uísque norte-americano.

A comunidade internacional segue atenta aos desdobramentos das políticas comerciais do governo Trump, que podem intensificar a guerra comercial e gerar impactos na economia global.

Leia também | Petroleiros fazem greve de 24 horas contra mudanças no teletrabalho

Advertência Petroleiros fazem greve de 24 horas contra mudanças no teletrabalho
Compartilhar

Artigos Relacionados

Combustível: Diesel sobe nas distribuidoras

Bomba de diesel em posto de combustíveis ilustra reajuste anunciado pela Petrobras no preço do combustível vendido às distribuidoras | Foto: reprodução/InfoMoney

14/03/2026

Combustível: Diesel sobe nas distribuidoras Petrobras reajusta preço em R$ 0,38 por litro e governo tenta reduzir impacto com corte de impostos e subsídios


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas