

Entre os grupos prioritários, estão 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber o reembolso via Pix | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
21 de novembro de 2025 – Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências já podem consultar, a partir das 10h desta sexta-feira (21), se receberão restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal liberou o lote referente ao mês de fevereiro, que também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 214.310 contribuintes serão beneficiados, totalizando R$ 494,09 milhões em pagamentos. Deste valor, R$ 296,95 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os grupos prioritários, estão 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber o reembolso via Pix. Também entram na lista pessoas com idade entre 60 e 79 anos; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; pessoas com deficiência física, mental ou doença grave; e cidadãos acima de 80 anos.
Além disso, 30.867 contribuintes sem prioridade, mas que regularizaram as pendências, também receberão a restituição e sairão oficialmente da malha fina.
A consulta deve ser feita diretamente no portal da Receita Federal. O contribuinte precisa acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Os valores serão depositados em 28 de novembro, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso o nome não conste na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato e identificar pendências. Se houver inconsistências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se o depósito não for efetuado na conta informada — por exemplo, por conta desativada —, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte poderá reagendar o crédito em qualquer banco pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Após um ano sem resgate, a solicitação deverá ser feita diretamente no Portal e-CAC, na opção “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária”.
Leia também | Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e outros produtos brasileiros após conversa com Lula
Tags: Imposto de Renda, Receita Federal, malha fina, restituição IRPF, consulta restituição, pagamento Imposto de Renda, e-CAC, declaração pré-preenchida, Pix CPF, Banco do Brasil, contribuintes prioritários, idosos, magistério, doença grave, tributação, IR 2025, calendário de restituições, regularização fiscal, extrato da declaração, aplicativo da Receita, finanças pessoais, economia, serviços federais, órgão federal, consulta IRPF 2025, lotes residuais