

Lula mantém proposta de moeda única no Brics e reforça defesa do multilateralismo | Foto: Ricardo Stuckert / PR
13 de agosto de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que não recuou da proposta de criação de uma moeda própria para os países membros do Brics, destacando a necessidade de reduzir a dependência global do dólar e fortalecer a integração econômica do bloco. Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, Lula afirmou: “É preciso testar. Se fracassar, eu estava errado. Mas é necessário alguém me convencer do contrário”.
O presidente classificou o Brics como um sucesso para o Brasil e sugeriu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode sentir “certo ciúmes” da participação brasileira no grupo. Lula ressaltou que o bloco reúne metade da população mundial e um terço do PIB global, sendo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a entrevista, Lula enfatizou que o dólar é importante, mas não deve ser a única moeda para transações internacionais. “Não podemos ficar dependendo de uma moeda de um único país. Podemos discutir dentro do Brics a criação de uma moeda de comércio entre nós”, afirmou.
O presidente também reforçou sua defesa pelo multilateralismo, apontando que ele garante equilíbrio nas negociações internacionais, impedindo a predominância de Estados mais poderosos sobre países menores. “O multilateralismo foi o que permitiu equilíbrio nas relações comerciais entre as nações”, declarou.
Lula confirmou que abrirá a Assembleia Geral da ONU em 23 de setembro, mas ainda não sabe se terá reunião com Donald Trump. Ele garantiu que defenderá “a soberania do Brasil, a questão ambiental e o multilateralismo”.
O presidente também criticou o não cumprimento do Protocolo de Quioto e a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Segundo ele, enviou carta a Trump convidando-o para participar da COP, mas ainda não recebeu resposta.
Leia também | BYD equipa ônibus elétricos no Brasil com bateria Blade e promete revolução no transporte coletivo
Tags: Lula, Brics, moeda do Brics, economia internacional, política externa, dólar, multilateralismo, ONU, COP, Acordo de Paris, Protocolo de Quioto, Donald Trump, Sul Global, comércio internacional