

Segundo Lula, apesar de a medida não contemplar todas as demandas do governo brasileiro, a iniciativa do presidente Donald Trump demonstra disposição para avançar no diálogo bilateral | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
21 de novembro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que a decisão dos Estados Unidos de suspender parcialmente a tarifa comercial de 40% aplicada sobre uma lista de produtos brasileiros representa “um sinal importante” no esforço de retomada das relações entre os dois países. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo Lula, apesar de a medida não contemplar todas as demandas do governo brasileiro, a iniciativa do presidente Donald Trump demonstra disposição para avançar no diálogo bilateral. “Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir vários produtos brasileiros que foram taxados em 40%. Isso é um resultado muito importante”, disse.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O presidente afirmou ainda que espera reencontrar Trump pessoalmente, seja no Brasil ou em Washington, para resolver pendências comerciais e políticas. “Ele está convidado para vir ao Brasil quando quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma entre Brasil e EUA”, declarou.
O vídeo foi gravado ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo, antes do embarque de Lula para a África do Sul, onde participará da Cúpula do G20. Lula reiterou que o agradecimento ao líder norte-americano é parcial, já que aguarda a conclusão de um acordo mais amplo.
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de importação de 40% sobre produtos como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina. A decisão foi formalizada por ordem executiva na qual Trump afirmou ter conversado por telefone com Lula para iniciar negociações sobre temas relacionados ao Decreto Executivo 14.323.
O governo dos Estados Unidos informou que as negociações seguem em andamento e que a medida tem efeito retroativo a 13 de novembro, data da reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, em Washington.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores declarou que recebeu “com satisfação” a decisão norte-americana de revogar a tarifa adicional sobre produtos agropecuários brasileiros. O texto afirma que Trump foi orientado por altos funcionários de seu governo a suspender as tarifas em razão do “avanço inicial das negociações”.
O Brasil reafirmou disposição para continuar o diálogo com Washington e destacou a tradição de mais de dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países.
Leia também | Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e outros produtos brasileiros após conversa com Lula
Tags: Lula, Donald Trump, tarifas comerciais, exportações brasileiras, relações Brasil-EUA, Itamaraty, comércio exterior, produtos agropecuários, café, frutas tropicais, carne bovina, tarifa de 40%, Decreto Executivo 14.323, Mauro Vieira, Marco Rubio, G20, negociações bilaterais, diplomacia, Washington, Casa Branca, relações internacionais, política externa, governo brasileiro, redução de tarifas, economia, exportações, importações, cooperação internacional, reunião Lula-Trump