Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Foto: Fábio Rodrigues-Pozzzebom
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca neste domingo (30) para a França, onde discutirá temas como a transição ecológica e a reforma do G20. A viagem tem como objetivo reforçar o diálogo econômico entre Brasil e França, além de preparar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país em junho. Haddad retorna a Brasília na quarta-feira (2).
Entre os principais temas da agenda estão as reformas econômicas no Brasil e na França, a cooperação multilateral, a sustentabilidade financeira e a complementaridade entre os setores econômicos dos dois países.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Haddad pretende apresentar aos empresários franceses as oportunidades de investimento estrangeiro no Brasil, especialmente após a regulamentação da reforma tributária, que começará a ser implementada em 2026. No campo ambiental, ele discutirá o Plano de Transformação Ecológica com o ministro da Economia francês, Éric Lombard, destacando iniciativas como o Mecanismo de Financiamento das Florestas Tropicais (TFFF) e a regulamentação do mercado brasileiro de créditos de carbono.
Na segunda-feira (31), Haddad participará de uma conferência na universidade Sciences Po, em Paris, sobre os dez anos do Acordo de Paris, moderada pelo filósofo ambiental Pierre Charbonnier e pela economista Laurence Tubiana. Ele também será homenageado com um jantar na instituição.
Na terça-feira (1º), o ministro terá uma reunião bilateral com Éric Lombard, seguida de um almoço com empresários franceses e um discurso na cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil–França. Seu retorno ao Brasil está previsto para a madrugada de quarta-feira.
Leia também | Impactos da Reforma Tributária no Setor Fruticultor são debatidos em feira do setor