

Pré-sal puxa alta e leva país ao maior nível de produção da história | Foto: REUTERS/Eli Hartman
02 de dezembro de 2025 — A produção mensal de petróleo no Brasil ultrapassou, pela primeira vez, a marca histórica de 4 milhões de barris por dia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em outubro, o volume total produzido atingiu 4,030 milhões de bpd, alta de 23,2% em relação ao mesmo período de 2024 e de 2,9% frente a setembro.
O resultado reflete principalmente o forte desempenho do pré-sal, que também bateu recorde no mês ao alcançar 3,309 milhões de barris por dia, superando o recorde anterior registrado em setembro, de 3,2 milhões de bpd.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A expansão da produção ocorre em meio ao desenvolvimento de novos campos e plataformas na camada pré-sal, que tem consolidado sua participação dominante no setor petrolífero brasileiro. A marca histórica apagou o recorde anterior, registrado em julho, quando o país havia alcançado 3,959 milhões de bpd.
Com capacidade crescente de extração e investimentos contínuos, o pré-sal se mantém como o principal vetor de aumento da produção, contribuindo para o aumento das exportações e fortalecendo a balança comercial do país.
Leia também | PF deflagra operação contra grupo suspeito de ataques hacker a deputados que apoiaram projeto que equipara aborto a homicídio
Tags: produção de petróleo, petróleo no Brasil, ANP, pré-sal, produção recorde, barris por dia, indústria petrolífera, economia brasileira, energia, commodities, petróleo bruto, setores estratégicos, balanço energético, exploração de petróleo, recorde histórico, outubro 2025, Petrobras, mercado de petróleo, exportações, barril, alta da produção