Evento que acontece todo ano em 25 de novembro, a Black Friday reúne em um só dia os melhores descontos e as piores armadilhas do mercado. Por isso, a plataforma de descontos online CUPONATION compilou dicas de como não perder seu dinheiro ao aproveitar o momento de compras.
Apesar da maior parte das marcas realmente planejarem grandes ofertas para o público, é possível encontrar falsas promoções com o que chamamos de “Black Fraude”. Afinal, a data comercial impulsionada pelo marketing tem finalidade de aumentar as vendas, seja com descontos reais ou não.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Confira armadilhas comuns e saiba identificá-las para não ser roubado durante a Black Friday:
Em datas comerciais, é normal encontrar produtos intitulados com descontos quando na verdade os varejos nem baixaram os preços. Caso a compra desejada seja em loja física, verifique se há uma etiqueta original embaixo da etiqueta nova com o possível desconto e confira ambos os preços para saber se está sendo enganado ou não.
Caso a compra seja feita de forma online, indicamos fazer uma pesquisa em grandes sites dias antes do evento e compare preços de um mesmo produto para quando chegar a hora de comprar, saber se está fazendo um bom negócio.
Além de não baixaram os preços, alguns varejistas chegam a aumentá-los dias antes da Black Friday para voltar ao valor inicial no dia do evento alegando desconto no item. Fazer uma pesquisa antecipada irá te ajudar a não cair nessa pegadinha também.
Desconfie de preços muito baixos e promoções muito diferentes online! Não é difícil achar falsos e-commerces divulgando produtos com preços imperdíveis à espera de um consumidor não atento. Nesses casos, além de perder dinheiro com uma compra irreal, o consumidor ainda pode ter os dados invadidos e clonados.
A dica aqui é comprar em site populares, checar no Google e no Reclame Aqui se há alguma má ocorrência e sempre olhar a URL do site; se não tiver o nome do e-commerce, é falso.
A persuasão dos e-commerces é mais um truque para fazer você comprar mais. Com bons descontos, o varejo sabe como convencer o consumidor de que ele precisa de tal produto e de como ele não achará desconto maior tão cedo, nem em outras lojas/sites, e por isso você deve levar aquele item, daquela marca, comprando daquela loja, naquele momento.
Leia também | Digitalização facilita registro para autores na Biblioteca Nacional