

Candidatos participam de atividade preparatória para o Concurso Público Nacional Unificado, que reúne milhares de inscritos em todo o país | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
15 de janeiro de 2026 – Os resultados preliminares das vagas reservadas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU2) já podem ser consultados pelos candidatos. A partir desta sexta-feira (16), está aberto o prazo para apresentação de recursos referentes à análise de caracterização da deficiência ou à avaliação das autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas.
Para acessar o resultado, o candidato deve entrar na área do candidato no portal gov.br, utilizando CPF e senha cadastrados. Caso haja discordância do resultado divulgado, o recurso poderá ser apresentado até o dia 19 de janeiro, por meio do menu “interposição de recursos”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 15.903 candidatos participaram dessa fase do concurso, com possibilidade de concorrer simultaneamente em mais de uma modalidade de cota. Do total, 14.659 candidatos se autodeclararam negros, 634 indígenas e 616 quilombolas.
No Procedimento de Caracterização da Deficiência, participaram 4.201 candidatos, avaliados por atendimento virtual realizado por uma equipe interdisciplinar composta por três profissionais, incluindo um médico.
O cronograma do CNU2 prevê a divulgação da nota preliminar da prova discursiva e do espelho de correção no dia 23 de janeiro. O prazo para interposição de recursos nessa fase será entre os dias 26 e 27 de janeiro.
Já o resultado definitivo dos recursos referentes à avaliação de títulos, prova discursiva, verificação documental e caracterização da deficiência está previsto para 18 de fevereiro. A classificação final será divulgada em 20 de fevereiro, data em que também ocorrerá a convocação para manifestação de interesse nas vagas de preenchimento imediato.
Segundo o MGI, 2.480 candidatos serão chamados logo após a homologação do resultado final, enquanto outras 1.172 vagas deverão ser preenchidas em curto prazo.
Nesta edição, o Concurso Público Nacional Unificado deve preencher 3.144 vagas para cargos de nível superior e 508 vagas para nível intermediário, distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal, reforçando o modelo de seleção unificada adotado pelo governo.
Leia também | Lula sanciona Orçamento de 2026 e veta quase R$ 400 milhões em emendas parlamentares
Tags: CNU2, Concurso Nacional Unificado, concurso público federal, vagas reservadas, cotas, recursos CNU, Ministério da Gestão, gov.br, candidatos negros, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência, prova discursiva, resultado preliminar, serviço público, Portal Terra Da Luz