

Idealizado pelo presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, o encontro nasce da necessidade de compreender como os jovens enxergam o futuro do trabalho no campo e o papel das cooperativas na nova realidade produtiva | Foto: divulgação
19 de novembro de 2025 – O Sistema Fecomércio Ceará promove, de 19 a 21 de novembro, o 1º Encontro Juventude e Cooperativismo da Agricultura Familiar, reunindo 200 jovens de 18 a 33 anos representantes de 26 cooperativas que integram o projeto de Aquisição de Gêneros Através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar. O evento acontece no Hotel Ecológico Sesc Iparana, em Caucaia.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Idealizado pelo presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, o encontro nasce da necessidade de compreender como os jovens enxergam o futuro do trabalho no campo e o papel das cooperativas na nova realidade produtiva. A iniciativa pretende fortalecer o cooperativismo, incentivar o protagonismo da juventude e estimular a construção de um ambiente rural mais sustentável.
Para Luiz Gastão, o evento é um marco importante para garantir que os jovens continuem enxergando oportunidades de crescimento no meio rural.
“Essa é uma oportunidade para ouvir os jovens, compreender suas expectativas e mostrar que é possível crescer profissionalmente sem abrir mão das origens. O cooperativismo transforma o campo e impulsiona o desenvolvimento do Ceará. Nosso compromisso é garantir que essa herança continue viva, oferecendo oportunidades, conhecimento e caminhos para que o jovem permaneça no campo com dignidade, inovação e orgulho do que faz”, destaca o presidente.
Ele será um dos palestrantes do encontro, abordando o tema Mundo do Trabalho e Juventude no dia 20, a partir das 9h. Já no dia 19, a palestra de abertura será ministrada por Marlea Nobre, diretora administrativa do Sesc e Senac, com o tema Sustentabilidade e a Juventude da Agricultura Familiar – Desafios e Projetos Sustentáveis, às 18h.

O segundo dia do evento contará com oficinas temáticas sobre uso de drones, marketing digital, esporte e lazer, cultura e outras áreas de formação, com especialistas do Sesc e Senac. Entre os convidados estão os ex-jogadores Clodoaldo Chagas e Sérgio Alves.
A programação foi pensada para identificar o cenário atual vivido pela juventude rural e planejar, junto aos participantes, novos caminhos para geração de renda, qualificação profissional e maior protagonismo nas cooperativas.
Durante o encontro, será aplicada uma pesquisa para identificar as principais preocupações dos jovens em relação ao futuro da agricultura familiar. Com base nesse levantamento, será elaborada uma Carta da Juventude da Agricultura Familiar, abordando temas como sustentabilidade, cooperativismo, inovação e permanência no campo.
O documento será apresentado no último dia do evento, que também contará com uma roda de conversa sobre projetos e práticas desenvolvidas por jovens cooperados do Ceará. Representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF/UFC) e da UNICAFES Alagoas também participarão dos debates.
Leia também | IBGE publica edital com 9.590 vagas temporárias; inscrições começam nesta quarta-feira
Tags: Sistema Fecomércio, agricultura familiar, cooperativismo, juventude rural, Sesc Iparana, Senac Ceará, Luiz Gastão, desenvolvimento sustentável, cooperativas do Ceará, permanência no campo, inovação rural, sustentabilidade no campo, economia solidária, jovens agricultores, políticas rurais, capacitação profissional, oficinas Sesc Senac, eventos no Ceará, futuro do campo, geração de renda rural, NEGIF UFC, UNICAFES, encontro de juventude