

Iniciativa do Sistema Faec/Senar promove inovação no setor agropecuário cearense | Foto: divulgação
16 de junho de 2025 — O Hackathon Agrotech Inova, realizado pelo Sistema Faec/Senar nos dias 6 e 7 de junho, durante o PEC Nordeste 2025, reuniu startups, estudantes, profissionais do agronegócio, desenvolvedores e designers em uma maratona colaborativa de inovação. O objetivo foi criar soluções tecnológicas para os desafios enfrentados pelo setor agropecuário no Ceará.
Durante os dois dias de imersão, os participantes apresentaram projetos voltados para áreas como pecuária, recursos naturais e conectividade rural. A grande vencedora do evento foi a startup Sincro, que desenvolveu um Sistema Inteligente de Monitoramento de Silagem, utilizando sensores e comunicação sem fio de longo alcance para monitorar temperatura, umidade, compactação, fermentação e pH, emitindo alertas em tempo real para ajustes nos silos.
A Sincro também apresentou um Sistema de Monitoramento Climático Inteligente, com estações meteorológicas conectadas por rádio e alimentadas por energia solar, especialmente útil para fazendas de sequeiro e áreas irrigadas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Outras três startups também se destacaram:
A cerimônia de premiação das startups vencedoras acontecerá no dia 27 de junho, na sede do Sistema Faec/Senar. A proposta do Hackathon é impulsionar o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao agro, promovendo mais produtividade, sustentabilidade e inovação no campo cearense.
Leia também | Palmeiras pressiona, mas empata com Porto na estreia do Mundial de Clubes 2025