

De acordo com a Conab, a área cultivada deve saltar de 81,74 milhões de hectares em 2024/25 para 84,24 milhões no novo ciclo | Foto: Prefeitura de Campo Grande
18 de setembro de 2025 – O Brasil deve alcançar uma nova safra recorde de grãos em 2025/26, segundo a 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa é de 353,8 milhões de toneladas, volume 1% superior ao recorde histórico da safra 2024/25, que atingiu 350,2 milhões de toneladas.
De acordo com a Conab, a área cultivada deve saltar de 81,74 milhões de hectares em 2024/25 para 84,24 milhões no novo ciclo. Já a produtividade média nacional está projetada em 4.199 quilos por hectare, uma redução de 2% em relação à temporada passada.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que as projeções são conservadoras, mas realistas:
“Na semana passada, apresentamos com orgulho a maior safra da história do país. Agora, nossas perspectivas apontam para um novo recorde, com estimativas cada vez mais assertivas”, afirmou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A soja deve registrar crescimento de 3,6% na produção, chegando a 177,67 milhões de toneladas – novo recorde, impulsionado pela demanda internacional.
O algodão deve ter expansão de 3,5% na área semeada, resultando em 4,09 milhões de toneladas (+0,7%).
Já o milho terá redução estimada de 1% na produção, com 138,3 milhões de toneladas, mesmo com aumento da área cultivada. A queda é atribuída à produtividade excepcional da safra anterior.
A produção de arroz deve cair devido à redução de área plantada e ao excedente de oferta no mercado, com retração também de 4,8% na produtividade. Já o feijão deve alcançar cerca de 3,1 milhões de toneladas, volume suficiente para garantir o consumo interno.
A ministra substituta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, celebrou os números:
“O Brasil terá mais uma safra recorde, mesmo diante das mudanças climáticas, crises geopolíticas e guerras comerciais. Nossa agricultura continua garantindo alimentos para as famílias brasileiras e também para o mundo”, afirmou.
Segundo ela, a estratégia do governo é ampliar a presença internacional da produção nacional e fortalecer sistemas produtivos mais sustentáveis, com protagonismo da agricultura familiar.
Leia também | Empresas afetadas por “tarifaço” poderão solicitar crédito do Brasil Soberano
Tags: Conab, safra recorde, produção de grãos, soja, milho, algodão, arroz, feijão, agronegócio brasileiro, agricultura sustentável, produção agrícola 2025, economia do campo, alimentos no Brasil, exportação agrícola