

Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) | Foto: divulgação
26 de junho de 2025 – A agropecuária foi o principal motor do crescimento econômico do Ceará no primeiro trimestre de 2025, registrando alta de 18,43% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho superou os setores de Serviços (+3,41%) e Indústria (+2,87%), contribuindo decisivamente para o aumento de 4,18% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
De acordo com o Ipece, o bom resultado da agropecuária foi impulsionado por chuvas acima da média e bem distribuídas em várias regiões do estado, o que garantiu maior segurança hídrica para as lavouras. O volume dos reservatórios estaduais subiu de 43,2% para 51,4% entre dezembro de 2024 e março de 2025, favorecendo o planejamento de culturas irrigadas como a fruticultura.
Dentre os destaques do setor estão as exportações de frutas, que cresceram 53% no trimestre. Produtos como melão, castanha de caju e melancia lideraram a pauta agrícola estadual, seguidos por hortaliças como tomate, pimentão e alface.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, o avanço do setor reflete um movimento consistente:
“O agronegócio tem sido a força motriz da economia brasileira, e o Ceará está ingressando nesse novo ciclo de expansão com protagonismo.”
Silveira destacou que o foco agora é consolidar esse crescimento por meio do uso eficiente dos perímetros irrigados. A meta da Faec é ambiciosa: dobrar as exportações do agro cearense em cinco anos, de US$ 500 milhões para US$ 1 bilhão.
Ele também parabenizou os produtores rurais e enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado, que tem contribuído para o fortalecimento do setor.
Em relação ao último trimestre de 2024, a agropecuária cearense cresceu 5,41%, enquanto o setor de serviços teve leve alta de 0,38% e a indústria apresentou retração de 1,08%. Isso resultou em uma variação positiva de 0,92% no PIB estadual.
No acumulado dos últimos quatro trimestres, o crescimento da agropecuária atinge 25,47%, bem acima da indústria (8,69%), dos serviços (4,37%) e do PIB estadual (6,33%) no mesmo período.
Leia também | Telescópio James Webb faz descoberta inédita ao identificar exoplaneta desconhecido com imagem direta
Tags: agropecuária, PIB Ceará, economia cearense, fruticultura, agronegócio, exportações agrícolas, Faec, Ipece, crescimento econômico, irrigação, melão, castanha de caju, melancia, hortaliças, desenvolvimento rural, safra 2025, Amílcar Silveira