logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Evento Mercadinhos São Luiz lança nova edição do Festival Costume Gourmet
21/08/2022
Moisés marcou o único gol da partida. | Foto: Matheus Lotif/ Fortaleza EC
Futebol Com gol de Moisés, Fortaleza vence o Corinthians em casa
21/08/2022
Exibir tudo

Turismo Tradições, cultura e ciclos marcam a história do Norte do Brasil O Norte é detentor de cinco cidades que possuem conjuntos urbanos tombados pelo Iphan

Turismo : Tradições, cultura e ciclos marcam a história do Norte do Brasil

As terras com exuberância natural e que são sede da maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica, começou a receber espanhóis, por volta do século 15 | Foto: reprodução

Com a chegada dos portugueses, em 1500, o cenário nacional foi sendo modificado e tomando outra forma. A miscigenação dos povos e a interiorização das terras brasileiras trouxe uma nova composição e criou cidades com traços europeus. A região Norte, até então habitada pelos moradores originais, os indígenas, também começou a ver o reflexo dessa mistura.

As terras com exuberância natural e que são sede da maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica, começou a receber espanhóis, por volta do século 15, que realizavam expedições na mata. Depois, os portugueses chegaram e passaram a defender as terras das invasões de outras nações da Europa. Todo esse processo trouxe ao Norte uma ocupação massiva. Borracha, madeira, minério, pecuária e agricultura: a região se consolidou como um importante propulsor da economia nacional, recebendo, para trabalhar, pessoas que buscavam uma vida nova, em especial os nordestinos.

O Norte é detentor de cinco cidades que possuem conjuntos urbanos tombados (considerados núcleos históricos referência nacional) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, sendo eles agregadores de valores culturais e sociais relevantes para o desenvolvimento da pátria e do legado de uma nação. Vila Serra do Navio (AP), Manaus (AM), Belém (PA), Natividade (TO) e Porto Nacional (TO) são as cidades que compõem a lista do Iphan.

Os conjuntos urbanos tombados apresentam um patrimônio arquitetônico e artístico de origem diversa, mas a principal fonte de geração de riquezas que favoreceram a arquitetura local foi a exploração dos recursos naturais da Amazônia. No século 19, a borracha impulsionou esse movimento, o que tornou a região um eixo econômico e colocou o Brasil, mesmo que temporariamente, em uma posição de supremacia mundial na produção do látex. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Borracha

Manaus e Belém são dois exemplos que viveram o período de exploração e exportação da borracha, extraída dos seringais da Amazônia. De acordo com o Iphan, a economia gerada em Manaus possibilitou que autoridades da época trouxessem da Europa arquitetos e paisagistas para a execução de um plano urbanístico, que resultaria em uma cidade com perfil arquitetônico europeu em plena selva.

Nos anos 1900, a metrópole da borracha, como era conhecida a capital do Amazonas, abrigava uma população de 20 mil habitantes em suas calçadas com granito e pedras de lioz importadas de Portugal. A cidade contava, ainda, com praças e jardins, fontes, monumentos e o famoso Teatro Amazonas, além de hotéis, cassinos, estabelecimentos bancários, palacetes e toda a estrutura de uma cidade moderna.

Hoje, as belezas de Manaus fazem com que a região atraia turistas de todo mundo. O contraste entre natureza intocada e urbanismo histórico, aliado às delícias da culinária e à cultura rica e única dos povos indígenas faz com que a cidade seja um importante polo para o turismo.

  • Teatro Amazonas, em Manaus
  • Forte do Presépio, em Belém
Fotos: reprodução/Internet

Já Belém surgiu a partir da construção de uma fortificação, adquiriu características de cidade portuária e se transformou em um polo comercial. O porto de Belém era o local de onde seguiam para a Europa os recursos florestais e, no período de maior produção da borracha, a cidade foi integrada à economia do mercado mundial.

Em meados do século 19, com o comércio do látex, Belém viu acontecer a industrialização iniciada pela Inglaterra. Entre 1890 e 1920, a cidade viveu um ápice econômico e cultural, recebendo prédios luxuosos e toda a influência estrangeira, por meio da chegada de imigrantes atraídos pelas oportunidades de trabalho. Conforto e saneamento foram financiados pela economia favorável e, entre os primeiros conjuntos tombados, estão o Cemitério de Nossa Senhora da Soledade, a Praça Frei Caetano Brandão (ex-Largo da Sé) e o Mercado Ver o Peso.

O legado de toda essa beleza e riqueza pode ser visto atualmente na cidade, que, entre outros atrativos, leva o título de possuir uma das melhores gastronomias do Brasil, mérito dado por turistas estrangeiros e brasileiros.

Leia também | Bispo do Crato anuncia continuidade do processo de canonização de Padre Cícero

Ouro

Natividade e Porto Nacional pertenciam a Goiás até o ano de 1988, quando o estado foi desmembrado e deu origem a Tocantins. Natividade, como muitas cidades goianas, surgiu com a chegada dos bandeirantes paulistas, por meio da descoberta do ouro e da expansão da atividade mineradora nos séculos 18 e 19.

O conjunto arquitetônico de Natividade é formado por ruas estreitas e irregulares com casarões e igrejas, fazendo com que o turista viaje no tempo. Além disso, o viajante vai revisitar diferentes períodos da história ao “turistar” pela cidade, pois as fachadas das construções remetem a dois períodos econômicos distintos.

Em Porto Nacional, o turista também encontra uma cidade ligada à mineração. Além do ouro, o povoado se destacou por ser um porto do rio Tocantins e um ponto de comércio para negociantes que faziam a viagem em botes pelo rio e que traçavam a rota do ouro que seguia para a Europa. A área arquitetônica da cidade abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças. Em Porto Nacional, destacam-se as construções realizadas pelos freis dominicanos, como a Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências.

Revolução Industrial

A Vila Serra do Navio, no Amapá, viveu tempos históricos da exploração do manganês. A cidade mantém as características originais do período e teve a proposta de tombamento, segundo o Iphan, debatida com os moradores há mais de 10 anos, pois o foco desse tombamento estava na recuperação da memória social local e na busca de soluções para resgatar as características que fazem da Vila uma cidade única.

Construído entre o final da década de 1950 e início dos anos 1960, o local foi criado para ser uma cidade nos moldes das que surgiram na Inglaterra durante a Revolução Industrial. Tratava-se de um núcleo urbano para trabalhadores e familiares da companhia que extraía minérios na região. A vila era moderna e com infraestrutura de saneamento básico, água tratada, energia elétrica, residências confortáveis, aliada a uma rede de atendimento sociocultural: escolas, hospital, cinema, áreas esportivas e recreativas destinadas. O legado desse momento sobreviveu e hoje o turista pode conhecer um pedacinho dessa parte histórica do Brasil.

Leia também | Público terá quatro dias para ver coração de Dom Pedro I no Itamaraty

Independência Público terá quatro dias para ver coração de Dom Pedro I no Itamaraty

Compartilhar

Artigos Relacionados

Juventude: Sana E-Sports e Copa Sana Sub-14 iniciam programação em Fortaleza com foco em esporte, games e inclusão

Fortaleza recebe programação que une esporte, tecnologia e formação juvenil | Foto: reprodução

04/12/2025

Juventude: Sana E-Sports e Copa Sana Sub-14 iniciam programação em Fortaleza com foco em esporte, games e inclusão Eventos reúnem juventude, tecnologia e competições esportivas em duas semanas de atividades no Cuca José Walter e na Areninha do Bom Jardim


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

  • 04/12/2025

    news-1764886929909-1278 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: MPCE deflagra operações contra agentes de segurança suspeitos de extorsão, tortura e outros crimes

Últimas Notícias

  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
  • Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres0
    Mobilização: Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres Ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reúne times femininos da Guarda Municipal e da Polícia Militar em partida simbólica no próximo dia 8
    05/12/2025
  • Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição1
    Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição Com título já decidido, última rodada terá foco na luta contra o rebaixamento e vaga final na Libertadores
    05/12/2025
  • Juventude: Sana E-Sports 2025 reúne 2 mil estudantes e fortalece cenário gamer no Ceará0
    Juventude: Sana E-Sports 2025 reúne 2 mil estudantes e fortalece cenário gamer no Ceará Torneio mobiliza jovens de 30 municípios e realiza final presencial com 200 competidores no Cuca José Walter
    05/12/2025
  • Futebol: Sorteio define nesta sexta (5) os grupos da Copa do Mundo de 20260
    Futebol: Sorteio define nesta sexta (5) os grupos da Copa do Mundo de 2026 Evento em Washington organiza as 48 seleções em 12 grupos; Brasil é cabeça de chave no pote 1
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas