Qual a melhor escolha pra fugir do calor típico do verão? No Brasil, não faltam opções! Mas uma delas merece atenção especial: é um verdadeiro paraíso para recarregar as energias: a Ilha de Fernando de Noronha. O arquipélago, no meio do Oceano Atlântico, é uma das melhores escolhas para fugir do calor típico da estação é se refrescar de corpo e alma.
Praias deslumbrantes, passeios inesquecíveis, gastronomia singular e um cenário rico em belezas naturais fazem parte do hall de atrativos que a ilha oferece aos visitantes.
Tem ainda trilhas, passeios para ver os golfinhos, piscinas naturais, mergulhos com Snorkel, tour gastronômico, acompanhar o entardecer, espaços para eventos e uma das novidades para 2022 é o passeio de Canoa Havaiana, uma aposta para contemplação das belezas marinhas com destino a praia da Conceição.
Para quem curte surfe, os melhores picos são as praias do Quixaba, Boldró, Bode e o mais famoso, Cacimba do Padre, com ondas que podem passar de 10 pés de altura.
E, quando o assunto é mergulho, a ilha é considerada como um dos melhores lugares para a prática no mundo, podendo desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Outra dica de passeio para quem for visitar Noronha é o passeio com os golfinhos da espécie Rotador, no Mirante dos Golfinhos, nas primeiras horas da manhã, horário em que eles retornam à baía em grandes grupos.
Com saída e retorno do PIC do Sancho, esse passeio oferece segurança para quem usa cadeira de rodas e para pessoas com dificuldades de locomoção.
E, por falar em segurança, em tempos de pandemia, o tópico está em primeiro lugar.
Com as normas de segurança adotadas para o combate da Covid-19, o arquipélago hoje conta com uma ocupação de 90% em toda a ilha. Para desembarcar em Noronha é necessário apresentar o cartão de vacina e o teste negativo para Covid 19, as normas limitam o número de pessoas na ilha, o que faz de Noronha um local exclusivo.
Para Adriana Flor, presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha, a ilha é um lugar mágico.
“Recebemos visitantes do Brasil e do mundo durante o ano inteiro. Com toda essa exposição, desde que o turismo na ilha voltou a funcionar, nós seguimos os protocolos de segurança para que possamos trabalhar mais tranquilos e o turista possa recarregar as energias sem preocupação. É um trabalho conjunto de quem visita a ilha e de quem trabalha. E vejo que isso vem dando certo. O resultado é um local turístico seguro”.
Leia também | Passeio de bugue conquista turistas que visitam as famosas praias Aracati
A Ilha de Fernando de Noronha também é local de observação de tubarões, que, normalmente, são inofensivos, desde que não atacados. E isso não quer dizer que não há perigo para os banhistas.
Na manhã do dia 28 de janeiro deste ano (2022), uma menina de oito anos, que tomava banho na companhia dos pais, na Baía de Sueste, foi atacada por um tubarão e teve a perna esquerda amputada.
As autoridades e ambientalistas do ICMBio investigam o caso.
Moradores da Ilha que sobrevivem do Turismo esperam que seja encontrada uma solução que não prejudique o fluxo de visitantes em Fernando de Noronha.
Leia também | BR do Mar: incentivo à cabotagem deve transformar logística do Brasil