

Lauren Sánchez, noiva de Jeff Bezos, também está entre as seis tripulantes da jornada suborbital | Foto: Divulgação/Blue Origin
Depois de levar ao espaço nomes como o ator William Shatner, o “Capitão Kirk” de Jornada nas Estrelas, e o brasileiro Victor Hespanha, a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos, se prepara para uma nova missão histórica.

Marcado para segunda-feira (14), às 10h30 (horário de Brasília), o voo NS-31 será o primeiro da empresa com uma tripulação formada exclusivamente por mulheres, incluindo a cantora Katy Perry e a jornalista Lauren Sánchez, noiva de Bezos.
Este será o 11º voo tripulado da cápsula New Shepard, que já levou 52 pessoas ao espaço desde sua estreia em 2021. A missão será suborbital, ou seja, a nave ultrapassará a chamada Linha de Kárman — a 100 km de altitude — mas sem atingir a velocidade necessária para orbitar a Terra.
Segundo o astrofísico Cassio Barbosa, “no voo suborbital, a nave sobe até um ponto máximo e retorna em queda livre, diferente dos voos orbitais como os da SpaceX, que circulam o planeta.”
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Blue Origin iniciou seus voos com passageiros em julho de 2021, com Jeff Bezos participando da missão inaugural da New Shepard. Desde então, diversas celebridades embarcaram, incluindo William Shatner, que aos 90 anos se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, e o engenheiro brasileiro Victor Hespanha, segundo brasileiro a alcançar o feito.
Após uma falha em setembro de 2022 que causou a queda de um foguete não tripulado, a empresa suspendeu temporariamente suas missões com passageiros. O retorno ocorreu em maio de 2024, com o envio de seis turistas ao espaço.
Agora, com a NS-31, a companhia escreve um novo capítulo ao reunir uma tripulação inteiramente feminina — algo que não ocorria desde 1963, com a cosmonauta Valentina Tereshkova na missão soviética Vostok 6.
Leia também | Carlos Alcaraz vence Lorenzo Musetti e conquista o título do Masters 1000 de Monte Carlo