

Segundo dados do IBGE, o turismo nacional cresceu 6,1% entre janeiro e julho de 2025, consolidando-se como um dos motores da economia | Foto: Freepik
19 de setembro de 2025 – A próxima temporada de verão no Brasil, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, terá um reforço significativo no setor aéreo. As principais companhias do país – Gol, LATAM e Azul – anunciaram a oferta de pelo menos 111,3 mil voos, conectando destinos de todas as regiões brasileiras e estimulando a movimentação turística.
Segundo dados do IBGE, o turismo nacional cresceu 6,1% entre janeiro e julho de 2025, consolidando-se como um dos motores da economia. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o aumento da malha aérea é prioridade:
“O aumento no número de voos é fundamental e é uma das nossas prioridades. Ainda mais no verão, que atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Os números refletem o crescimento expressivo do turismo no país”, destacou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Gol vai ampliar sua oferta em 15%, totalizando 65 mil viagens, sendo mais de 21 mil para o Nordeste. Entre os destaques estão os voos retomados para Fernando de Noronha, partindo de São Paulo e Recife, além do reforço em destinos como Salvador (BA), Aracaju (SE) e Porto Seguro (BA).
A LATAM terá 42,7 mil voos no período, com 2 mil extras. Novas rotas foram anunciadas, como São Paulo (Congonhas) – Teresina (PI) e Aracaju (SE), Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Salvador (BA) e Porto Seguro (BA), além de Fortaleza (CE) – Belo Horizonte (MG).
Já a Azul programou 3,6 mil voos adicionais, com foco no Aeroporto de Congonhas (SP). A companhia vai ampliar a oferta para destinos como Natal (RN), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
De acordo com pesquisa divulgada no Salão do Turismo 2025, em São Paulo, cerca de 55 milhões de brasileiros viajaram pelo menos duas vezes desde 2023. O estudo, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, mostrou ainda que 63% dos turistas aumentaram ou mantiveram a frequência de viagens e que quase 1/3 percebe melhora na qualidade dos serviços oferecidos.
O levantamento também indica que 55% dos entrevistados ampliaram o orçamento familiar destinado a turismo, sendo que um terço aumentou significativamente esse investimento.
O cenário positivo é fortalecido pelo programa “Conheça o Brasil: Voando”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). A iniciativa busca ampliar a conectividade aérea, estimular viagens internas e fomentar a geração de negócios no setor.
Leia também | Empresas afetadas por “tarifaço” poderão solicitar crédito do Brasil Soberano
Tags: turismo no Brasil, voos de verão 2025, companhias aéreas, Gol, LATAM, Azul, Ministério do Turismo, Celso Sabino, viagens nacionais, Fernando de Noronha, Nordeste turismo, programa Conheça o Brasil