O estado do Ceará se mantém, pelo sexto mês seguido, como o destino com a maior movimentação de passageiros internacionais entre as regiões Norte e Nordeste, segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Em setembro, foram 34.442 pessoas transportadas em voos que compõem a malha aérea do estado.
Os números superam os registrados por Recife, que aparece na segunda colocação, e Salvador, em terceiro. Nacionalmente, o resultado cearense é o sétimo melhor do país, atrás de outros terminais localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.
“Desde abril, o Ceará vem liderando esse ranking, com expressivo crescimento na movimentação de turistas em voos internacionais. É importante frisar que essa conquista representa os esforços do Governo do Ceará em ampliar sua malha aérea internacional, assim como promover o destino, posicionando bem o estado para que os estrangeiros o conheçam e venham nos visitar”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De janeiro a setembro, o Ceará também é líder na movimentação de turistas em voos internacionais, superando os outros estados das regiões Norte e Nordeste. A diferença é que Salvador aparece em segundo lugar e Recife em terceiro.
A malha aérea internacional do estado conta com voos para Lisboa, que foram ampliados de sete para nove; para Paris, que passaram de três para cinco; para Miami, que, desde junho, totalizam cinco frequências; Orlando e Buenos Aires, que em dezembro também passará de dois para três voos semanais.
Em novembro, o Ceará estreia uma nova frequência internacional. A expectativa é que, com o voo para Santiago, operado pela Latam, o fluxo de estrangeiros no estado cresça. A rota iniciará no dia 29, em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros (162 em cabine Economy e 12 em Premium Economy).
O voo Fortaleza-Santiago será operado sempre aos sábados, e os voos de retorno Santiago-Fortaleza aos domingos, com duração média de 6h30. Decolará às 14h45 (hora local) de Fortaleza e às 6h50 (hora local) de Santiago. Na comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos (São Paulo), a nova rota diminuirá em três horas o tempo médio de deslocamento entre a capital cearense e o Chile.
Leia também| Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro