

Brasil se aproxima da meta para 2025 e pode ultrapassar previsão para 2027 | Foto: Zig Koch/MTUR
15 de julho de 2025 — O Brasil registrou um crescimento de 48% na entrada de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024, e alcançou a segunda maior taxa de crescimento mundial, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (14) pela ONU Turismo. O país ficou atrás apenas do Paraguai no ranking global e superou importantes destinos da América Latina e Caribe, como Chile, Equador e Curaçao.
Entre janeiro e junho de 2025, o Brasil recebeu mais de 5,3 milhões de visitantes internacionais, o que corresponde a 77,3% da meta prevista para todo o ano no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que estipula a entrada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros. Mantido o atual ritmo de crescimento, o país pode ultrapassar ainda este ano a meta de 8,1 milhões de visitantes internacionais, inicialmente projetada para 2027.
Em 2024, o Brasil já havia quebrado recorde na recepção de turistas internacionais, com 6.773.619 visitantes, superando o marco histórico de 2018 (6.621.376).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem a eficiência das ações estratégicas adotadas pelo governo para atrair visitantes. “O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, afirmou.
Esse desempenho é impulsionado também pelo Plano Brasis, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, que visa reposicionar o Brasil nos mercados globais, promovendo sua diversidade cultural, riqueza natural e compromisso com a sustentabilidade.
O plano tem como metas o aumento do número de visitantes internacionais, maior geração de receita com o turismo receptivo e uma distribuição mais equilibrada do fluxo turístico pelo território nacional.
Leia também | Lei de Incentivo ao Esporte se torna permanente após aprovação de projeto na Câmara dos Deputados
Tags: turismo internacional, Brasil recorde de turistas, ONU Turismo, crescimento no turismo, Plano Nacional de Turismo, Celso Sabino, Embratur, Plano Brasis, visitantes estrangeiros no Brasil, turismo sustentável, metas do turismo brasileiro, destinos turísticos brasileiros