

Galeão se destaca como principal porta de entrada para turistas internacionais no Brasil | Foto: reprodução
O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou números históricos nos dois primeiros meses de 2025, com o maior fluxo de turistas internacionais para o período desde 1977. De acordo com a concessionária RIOGaleão, mais de 473 mil visitantes estrangeiros desembarcaram no aeroporto entre janeiro e fevereiro deste ano. Vale destacar que os dados não contemplam completamente o movimento de turistas durante o Carnaval, que ocorreu em março.
Este crescimento é reflexo de um processo de reestruturação da malha aérea, iniciado em 2023, que trouxe novos voos para o Galeão, após a redistribuição de algumas viagens do Aeroporto Santos Dumont. Essa mudança contou com a colaboração do Ministério do Turismo, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de outras entidades do Governo Federal.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Celso Sabino, ministro do Turismo, comemorou os resultados e destacou a importância do diálogo entre diferentes níveis de governo. “Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, afirmou Sabino.
Em janeiro e fevereiro de 2025, o Brasil registrou o maior número de turistas internacionais da sua história. Com 2.810.553 chegadas de visitantes de outros países, o país experimentou um crescimento de 57% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo o Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal.
O Ministério do Turismo segue trabalhando para incrementar a conectividade aérea do Brasil com outros países. Uma das iniciativas é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que contou com um investimento de R$ 3,3 milhões em seu primeiro edital, lançado no ano passado. Essa parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur resultou na captação de mais de 70 mil assentos em voos internacionais com destino ao Brasil.
Outro foco do Ministério tem sido o Programa “Conheça o Brasil: Voando”, que visa ampliar a oferta de “stopover” por meio de um Protocolo de Intenções firmado com companhias aéreas nacionais. Esse programa oferece a possibilidade de turistas visitarem uma cidade intermediária no Brasil antes de seguir para o destino final, utilizando a mesma passagem. Além disso, são realizadas campanhas de marketing e a plotagem de aeronaves com imagens de destinos brasileiros.
Em março de 2025, o Governo Federal deu um novo impulso à estratégia de aumentar a visibilidade do Brasil no cenário turístico internacional. Foi inaugurado o Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro, o primeiro da entidade nas Américas e no Caribe. O projeto, uma iniciativa liderada pelo ministro Celso Sabino, tem como objetivo atrair mais visitantes, eventos e investimentos para a região, consolidando ainda mais o Brasil como destino turístico global.
Leia também | Empresa Vitória é destaque em ações socioambientais e acumula prêmios de impacto