Para muita gente, carnaval é época de agitar nos bloquinhos, mas também há quem prefira aproveitar o período para curtir lugares e programações mais sossegadas. Se o objetivo for relaxar e curtir a natureza, Atins, povoado de Barreirinhas (MA), pode agradar.
“Para quem quer sossego é perfeito! O lugar é paradisíaco”, afirma Raquel Ferracin, que saiu de Minas Gerais para passar o réveillon em Atins. Segundo ela, uma boa oferta de serviços internos fornecidos pelo meio de hospedagem contribui para a experiência de descanso. “Essas atividades diárias que o próprio hotel proporciona, sabe? Entra em contato, o serviço de transfer, é tudo maravilhoso”, ressalta.
Para atender a essa demanda, empreendimentos de Atins estão preparando atividades especialmente para o período carnavalesco. O Vila Aty Eco Lodge, hotel ecológico e sustentável localizado no povoado, estruturou uma programação que equilibra relaxamento e folia aos hóspedes.
“Na noite de segunda-feira, dia 20 de fevereiro, vamos promover um baile de máscaras com música ao vivo para os nossos hóspedes. Na tarde da segunda-feira, 20, e manhã da terça-feira de carnaval, 21 de fevereiro, vamos oferecer massagem relaxante de cortesia a quem estiver hospedado conosco”, conta Saulo Prazeres, sócio-administrador do Vila Aty.
Leia também | Pesquisas e eventos pelo mundo projetam as tendências do varejo
Ele acrescenta que, dentro das dependências do hotel, é possível realizar o ano inteiro outras experiências que favorecem o relaxamento por proporcionarem maior contato com a natureza, como tomar café da manhã sob o cajueiro, participar de piquenique no fim da tarde ou ter um jantar exclusivo no gazebo — atividades ambientadas no jardim do estabelecimento e organizadas por equipe do hotel mediante solicitação.
E se a ideia for também desbravar a região, o Vila Aty disponibiliza sem custo aos clientes o serviço de transporte para deslocamento interno no vilarejo e empréstimo de material esportivo para a prática de esportes ao ar livre, como vôlei, frescobol e futebol. Outra opção gratuita de lazer é a praia de Atins, distante cerca de 300 metros do hotel.
“Algumas atividades externas recomendadas para os viajantes que buscam tranquilidade são a pescaria com nativos durante o dia, passeio de barco no final da tarde para contemplação da revoada dos guarás e andar a cavalo nas dunas sob o nascer ou pôr do sol. Nesse período do ano, também podem ser visitados o Poço Verde e a Cachoeira do Bonzinho, ótimos locais para banho”, destaca o empresário.
Na foz do rio Peguiças encontra-se o povoado Atins, vilarejo de Barreirinhas (MA) e uma das principais portas de entrada para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Além de uma beleza cênica, com dunas, lagoas e praia, o clima tranquilo das ruas de areia do povoado são um convite à contemplação da natureza, atraindo turistas do Brasil e do mundo.
O acesso a esse paraíso de natureza preservada pode ser feito por terra — em veículo 4×4 percorrendo trilhas de areia — ou pelo rio Preguiças, em barco ou lancha, todos partindo do centro de Barreirinhas.
Leia também | Temporada de cruzeiros 2022/2023 pode chegar a 119 mil desembarques neste Carnaval