

João Fonseca durante partida em torneio internacional; brasileiro será um dos destaques do Rio Open 2026 | Foto: Reuters/Mike Frey
21 de janeiro de 2026 — O Rio Open ATP 500, maior torneio de tênis da América do Sul, confirmou nesta quarta-feira (21) a lista oficial dos 24 jogadores que disputarão a chave principal de simples da 12ª edição do evento. O destaque da relação é o italiano Lorenzo Musetti, atual número 5 do mundo, enquanto o brasileiro João Fonseca, 32º do ranking da ATP, será o cabeça de chave número 4 e principal representante da torcida carioca.
O torneio será disputado entre os dias 14 e 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na zona sul do Rio de Janeiro, em quadras de saibro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Esta será a quarta participação de João Fonseca no Rio Open. Diferente das edições anteriores, o carioca chega com status consolidado no circuito internacional e figura entre os principais favoritos ao título. O atual campeão do torneio, o argentino Sebastian Báez, número 36 do mundo, aparece como cabeça de chave 6.
Além de Musetti e Fonseca, outros nomes do top 50 do ranking mundial também estarão no Rio. Entre eles, os argentinos Francisco Cerúndolo (21º) e Camilo Ugo Carabelli (49º), além dos italianos Luciano Darderi (25º) e Lorenzo Sonego (40º), garantindo uma chave equilibrada e de alto nível técnico.
O italiano Matteo Berrettini, ex-número 6 do mundo e tricampeão da Copa Davis, também está confirmado e disputará o torneio no saibro carioca pela segunda vez. Outra grande atração será o francês Gaël Monfils, que participará como convidado especial. Aos 39 anos, o atleta anunciou que se aposentará ao final da temporada 2026 e incluiu o Rio Open em sua turnê de despedida do circuito profissional.
Para o diretor do torneio, Luiz Carvalho, a edição de 2026 reúne emoção, grandes nomes e novas histórias. “Estamos muito animados para ver o João Fonseca em ação, em casa, com esse novo status no circuito. Também vamos nos emocionar com o Monfils se despedindo e ver o Musetti no seu melhor momento, além de continuar desenvolvendo o tênis no Brasil”, destacou.
Um dos pontos altos da competição será a cerimônia de premiação, que contará com a presença do norte-americano Andre Agassi. Ex-número 1 do mundo, Agassi é dono de oito títulos de Grand Slam e 17 troféus de Masters 1000 e será o responsável pela entrega dos troféus aos campeões.
A chave principal contará com 32 tenistas. Desses, 23 entram diretamente pelo ranking, quatro virão do qualifying — que acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, com entrada gratuita —, três receberão convites da organização, uma vaga será destinada a atletas A+ da ATP e outra ficará reservada para o chamado special exempt.
Leia também | Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste
Tags: Rio Open, Rio Open 2026, tênis, ATP 500, João Fonseca, Lorenzo Musetti, tênis brasileiro, esporte no Brasil, ranking ATP, Gaël Monfils, Matteo Berrettini, Andre Agassi, Jockey Club Brasileiro, torneio de tênis, esportes internacionais, Portal Terra Da Luz