

João Fonseca em ação durante partida das oitavas de final do Rio Open 2026, disputada na Quadra Guga Kuerten, no Rio de Janeiro | Foto: André Durão
20 de fevereiro de 2026 – O brasileiro João Fonseca está eliminado da chave de simples do Rio Open. Em partida disputada na noite desta quinta-feira (19), atrasada por conta da chuva, o carioca sofreu a virada e foi derrotado pelo peruano Ignacio Buse por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 4/6, após 2h26min de jogo.
Número 38 do ranking mundial, Fonseca desperdiçou a chance de alcançar as quartas de final e repetir sua melhor campanha no torneio, registrada em 2024. Já Buse, que iniciou a semana como 91º do mundo, garantiu vaga na próxima fase e enfrentará o italiano Matteo Berrettini nesta sexta-feira (20).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Cabeça de chave número três e único brasileiro ainda vivo na chave de simples, João Fonseca começou melhor, controlando os games de serviço e aproveitando a primeira quebra da partida para fechar o set inicial em 7 a 5, embalado pelo apoio intenso da torcida na Quadra Guga Kuerten.
A partir da segunda parcial, porém, o cenário mudou. O peruano passou a ser mais agressivo, reduziu erros e quebrou o saque do brasileiro logo no início do set, abrindo vantagem suficiente para empatar o confronto em 6 a 3. No set decisivo, Fonseca apresentou instabilidade, cometeu mais de 40 erros não forçados ao longo do jogo e voltou a sofrer quebra precoce, permitindo que Buse administrasse a liderança até fechar em 6 a 4.
Após a partida, o peruano elogiou o ambiente e o potencial do adversário. “O público brasileiro é apaixonado e cria uma atmosfera incrível. João é muito jovem e tenho certeza de que terá um futuro brilhante. Hoje foi meu dia, amanhã pode ser o dele”, afirmou.
Apesar da eliminação na chave de simples, João Fonseca ainda não se despediu do Rio Open. O jovem tenista segue na disputa de duplas ao lado do compatriota Marcelo Melo. A parceria brasileira está classificada para a semifinal e volta à quadra nesta sexta-feira (20), contra os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner.
A queda de Fonseca mantém o jejum brasileiro na chave de simples do torneio, que segue sem um campeão nacional após 12 edições disputadas no Rio de Janeiro.
Leia também | Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 105 milhões no próximo concurso
Tags:
João Fonseca, Ignacio Buse, Rio Open 2026, tênis brasileiro, ATP 500 Rio Open, eliminação de João Fonseca, tênis no Brasil, esporte brasileiro, ranking da ATP, Quadra Guga Kuerten, Matteo Berrettini, Marcelo Melo, duplas no Rio Open, Portal Terra Da Luz