logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Prader-Willi: Fiocruz expande diagnóstico de doença rara para a América Latina
Prader-Willi Fiocruz expande diagnóstico de doença rara para a América Latina
01/04/2023
Segurança: Corpvs busca novas tecnologias em Las Vegas
Segurança Corpvs busca novas tecnologias em Las Vegas
01/04/2023
Exibir tudo

Roteiro pra Elas Mulheres que viajam sozinhas Conheça as comunidades que unem mulheres que viajam sozinhas e veja as dicas para realizar uma aventura segura e acolhedora

Roteiro: Mulheres que viajam sozinhas

Entre os destinos mais procurados estão São Paulo e Rio de Janeiro, além de destinos no Nordeste, como Salvador, Recife, Fortaleza | Foto: reprodução

Lugar de mulher é onde ela quiser! Afinal, o mundo é delas e elas se bastam. As mulheres viajando na companhia delas mesmas virou uma nova prática turística e, com isso, surgiram comunidades acolhedoras que fornecem segurança e trocas de experiência. Os grupos dão dicas de hospedagem, roteiros, segurança, e oportunidades de viagens.

De acordo com levantamento da CVC, 30% das viagens na agência foram realizadas por mulheres viajando sozinhas. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo e Rio de Janeiro, além de destinos no Nordeste, como Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Seguro e Maceió. Com a diversidade de opções para mulheres viajarem sozinhas, a Agência Nacional de Turismo preparou algumas dicas de comunidades e roteiros para vocês, mulheres, que querem aproveitar as belezas naturais brasileiras com segurança, autonomia e conforto.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Veja abaixo:

Sylvia Barreto é jornalista e influenciadora. Há 14 anos, decidiu focar na carreira voltada ao turismo, criando conteúdo para mulheres que viajam sozinhas. A influencer conta que sempre teve o sonho de desbravar o Brasil, mas encontrou algumas barreiras ao perceber que as mulheres estão expostas a diversos tipos de ataques e crimes.

“Quando percebi que viajar sozinha era um tabu para as mulheres, comecei a compartilhar minhas experiências para incentivar outras a viajarem. Já visitei várias cidades do Brasil sozinha e me sinto muito poderosa, porque sei que posso fazer o que eu quiser”, afirma.

Sylvia Barreto em uma viagem na Chapada Diamantina, no Morro do Pai Inácio | Foto: Sylvia Barreto

Sylvia envia mensagens no seu perfil do Instagram, o @viajaresimples, para 176 mil seguidores e ainda conta com um canal no Youtube e com o site “Viajar é Simples“, onde aborda conteúdos e dicas para mulheres que querem viajar sozinhas. Durante as suas viagens, Sylvia explica a importância de tomar cuidado com o local de hospedagem; ter atenção ao dinheiro e cartões de crédito e sempre deixar a localização do celular 100% disponível, assim como roteiros e reservas a alguém de confiança.

Leia também | Lula confirma viagem à China no dia 11 de abril

Comunidades

Para viajar com segurança e conforto, as comunidades criadas, atualmente, possuem inúmeras adeptas. O site Sisterwave compartilha essa oportunidade com mulheres do Brasil inteiro. A comunidade conecta as viajantes diretamente com uma moradora local, que auxilia as turistas com dicas para os destinos escolhidos.

Uma vez acessando a plataforma, as mulheres integram uma rede de acolhimento onde podem receber dicas de destinos, hospedagens, fóruns com perguntas e respostas e grupos que abordam vários temas sobre viagens. A principal vantagem da comunidade é uma experiência mais imersiva, sem ter que carregar tantos medos por escolher uma viagem mais independente.

Algumas comunidades solicitam o pagamento anual ou mensal, como também existem comunidades gratuitas. Conheça outras organizações, como a Woman Trip, que une o sonho de duas irmãs que viajam ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios encontrados pelas mulheres em lugares diferentes, como a falta de segurança, o julgamento social negativo e o machismo.

As plataformas @girlsgo e @encontromulheresviajantes oferecem diversas dicas e indicações de roteiros pelo Brasil e pelo mundo. No site “Girl Go” é possível ter acesso a palestras gravadas e on-line, e, ainda, um e-book com dicas, checklists, descontos, aplicativos e muito mais.

Além disso, é possível acompanhar diversos conteúdos pelo TikTok e Instagram por meio da pesquisa: “viagem solo”, onde a maioria dos vídeos e fotos trazem dicas de mulheres que viajam sozinha.

Leia também | Consumo de carne bovina no Brasil atinge menor nível em 18 anos

Dicas

Ao escolher seu destino, tenha todas as informações importantes sobre a cidade, saiba exatamente a localização da sua estadia e dos percursos que irá realizar durante a viagem. Tenha acesso à internet para contatar amigos ou familiares. Leve em sua mala coisas essenciais que não pesem demais e esteja atenta à sua documentação, que precisa estar sempre acessível.

Agora sim! Após anotar todas as dicas e aproveitar o conteúdo das comunidades, confira os locais turísticos que o MTur preparou:

Destinos

Mais conhecida como a Ilha da Magia, Florianópolis (SC) é um dos lugares mais seguros para mulheres, de acordo com influenciadoras digitais especializadas em turismo. Além de lindas praias, a região fornece segurança e conforto para ter sempre em mãos o seu celular, proporcionando imediatamente o contato com demais pessoas. A cidade conta com diversas praias tranquilas, mas também possui opções voltadas para a adrenalina do surf. É possível apreciar um delicioso rodízio de camarões ou fazer um passeio histórico e cultural. Do rústico ao sofisticado, a ilha catarinense agrada a todas as viajantes.

Tornando-se um dos destinos mais famosos atualmente, a cidade de Itacaré, na Bahia, é uma opção para visitar. O local possui uma ótima estrutura e a turista consegue conhecer os atrativos a pé. As praias são deslumbrantes e a região é cercada por um terreno montanhoso, com áreas de preservação da Mata Atlântica. Além disso, existe a opção de visitar lindas cachoeiras e rios com práticas voltadas para o ecoturismo.

Um verdadeiro tesouro para a cultura do Brasil, Alter do Chão, no Pará, proporciona uma viagem pelos mistérios e belezas naturais. Além de lindas paisagens, o destino possui uma rica cultura proveniente das comunidades ribeirinhas e do artesanato. É possível aproveitar os rios paraenses, a floresta encantadora e experimentar a culinária com pratos típicos como tucunaré na manteiga e a caldeirada de pirarucu.

É claro que o Rio de Janeiro não ficaria de fora das opções. A opção da vez é curtir o mar calmo com águas cristalinas de Arraial do Cabo (RJ). Mais conhecido como caribe brasileiro, o território costeiro fica há apenas 2h30 da capital Rio de Janeiro e possui diversas opções de transfers saindo do Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão) ou do Santos Dumont. A região oferece uma diversidade de atrações, como a Ilha do Farol, a Praia Grande, a Praia do Forno, o Pontal do Atalaia, a Praia Brava e muito mais.

Campanha

No mês das mulheres, o Ministério do Turismo, em parceria com Ministério das Mulheres, lançou a campanha #OTurismorespeitaasmulheres. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a exploração sexual no turismo, alertando que situações de assédio ou importunação sexual são crimes e devem ser denunciadas.

A campanha divulgou um vídeo institucional nas redes sociais do MTur com a presença das ministras, alertando sobre necessidade de mobilização de órgãos governamentais, trade turístico, sociedade civil e cidadãos, advertindo sobre a importância de combater a violência e a misoginia.

Leia também | Fortaleza está entre os cinco primeiros lugares mais buscados para viagens durante a Semana Santa e o feriado de Tiradentes

Ranking Fortaleza está entre os cinco primeiros lugares mais buscados para viagens durante a Semana Santa e o feriado de Tiradentes
Compartilhar

Artigos Relacionados

Esporte: Brasil encara França desfalcado

Carlo Ancelotti realiza últimos ajustes antes da Seleção Brasileira enfrentar a França em amistoso internacional nos Estados Unidos | Foto: Rafael Ribeiro/CBF

26/03/2026

Esporte: Brasil encara França desfalcado Seleção Brasileira estreia em amistoso contra os franceses com ausências importantes e testes de Carlo Ancelotti


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

Últimas Notícias

  • Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje0
    Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje Campanha nacional é antecipada diante do aumento de casos graves de doenças respiratórias
    28/03/2026
  • Política: CPMI pede indiciamento de 2160
    Política: CPMI pede indiciamento de 216 Relatório do INSS aponta esquema em descontos e inclui políticos e empresários
    28/03/2026
  • Política: Federação segue na oposição no CE0
    Política: Federação segue na oposição no CE Capitão Wagner confirma posição e reforça aliança com Ciro Gomes para 2026
    27/03/2026
  • Política: Bolsonaro cumpre prisão domiciliar0
    Política: Bolsonaro cumpre prisão domiciliar Medida do STF autoriza recuperação de saúde com monitoramento eletrônico e restrições
    27/03/2026
  • Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo0
    Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo Ferramentas inteligentes transformam festivais e ampliam conexão entre artistas e público
    27/03/2026
  • Política: CPMI apresenta relatório final0
    Política: CPMI apresenta relatório final Parecer será analisado após decisão do STF que barrou prorrogação da comissão
    27/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas