

O EES identifica viajantes por meio de dados biométricos, como reconhecimento facial e impressões digitais, substituindo o antigo registro manual no passaporte | Foto: Unsplash/ Kit (formerly ConvertKit)
12 de outubro de 2025 — A tradicional prática de carimbar o passaporte está chegando ao fim na Europa. A partir deste domingo (12), países como Portugal, Espanha, Itália e França começam a substituir o selo manual por um sistema eletrônico de registro de entrada e saída, conhecido como Sistema de Entrada/Saída (EES).
O novo modelo será implementado gradualmente e deve estar em funcionamento completo até 9 de abril de 2026. Ao todo, 29 países europeus farão parte da mudança — o Reino Unido, no entanto, ficou de fora da lista.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O EES identifica viajantes por meio de dados biométricos, como reconhecimento facial e impressões digitais, substituindo o antigo registro manual no passaporte. A medida será obrigatória para cidadãos de países fora da União Europeia, incluindo brasileiros, que viajam para estadias de até 90 dias a cada 180 dias.
Durante a chegada, agentes de fronteira farão a coleta das impressões digitais ou da imagem facial do viajante. Também será possível realizar o pré-cadastro por meio de aplicativos ou totens instalados nos pontos de entrada — embora a checagem presencial com o agente de imigração continue obrigatória.
De acordo com as autoridades europeias, o objetivo é modernizar os controles de fronteira, reduzir fraudes e facilitar a circulação de viajantes legítimos.
O EES é apenas uma parte do pacote de mudanças nos controles fronteiriços da União Europeia. A partir do último trimestre de 2026, entrará em vigor o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), uma autorização eletrônica que custará 20 euros.
O Etias será exigido para viajantes de países que não precisam de visto para estadias curtas — como o Brasil — e funcionará de forma semelhante ao sistema americano ESTA.
Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.
Leia também | Máfia dos Concursos: PF desarticula esquema que cobrava até R$ 500 mil por vaga em certames públicos
Tags: Europa, passaporte, sistema eletrônico, EES, Etias, União Europeia, viagem internacional, fronteiras europeias, tecnologia biométrica, turismo, carimbo de passaporte