

Turismo no Brasil cresce impulsionado por transporte aéreo, hotelaria e gastronomia | Foto: MTur Destinos
15 de agosto de 2025 – O turismo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 em forte expansão, registrando crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho positivo do setor de turismo no Brasil reflete o aumento no faturamento, a chegada recorde de turistas internacionais e avanços regionais expressivos.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) aponta que o resultado foi impulsionado principalmente pelo transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas de hospedagem, restaurantes e hotéis. Entre os 17 estados avaliados, 14 apresentaram crescimento, com destaque para São Paulo (6,1%), Rio de Janeiro (14,2%), Bahia (9,3%), Rio Grande do Sul (9,4%), Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o cenário: “O turismo nacional vive um momento fantástico, com recordes sendo quebrados. Nosso objetivo é garantir experiências cada vez mais qualificadas para os viajantes no Brasil”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na comparação entre junho de 2025 e o mesmo mês de 2024, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,1%, registrando o 13º resultado positivo consecutivo. Atualmente, o segmento está 11,6% acima do patamar pré-pandemia de fevereiro de 2020.
A PMS do IBGE reforça que esses números são fundamentais para orientar políticas públicas que estimulem ainda mais o turismo no país.
Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil recebeu 5,95 milhões de turistas estrangeiros, o maior número já registrado, representando um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em julho, foram 620 mil visitantes internacionais, alta de 41,9% na comparação anual.
Esse avanço é resultado direto do fortalecimento da imagem do Brasil como destino turístico e de ações estratégicas de promoção dos atrativos nacionais no exterior.
Leia também | Follow the Sun Weekend agita Cumbuco (CE) no feriadão de 14 a 16 de agosto com grandes atrações nacionais e internacionais
Tags: turismo brasileiro, crescimento do turismo no Brasil, IBGE turismo, turistas estrangeiros no Brasil, recorde de visitantes, economia do turismo, transporte aéreo, hotelaria, destinos turísticos Brasil, Ministério do Turismo
1 Comment
[…] uma variação de 5,6% em relação a junho de 2024. De acordo com os dados divulgados pela Economia: Turismo brasileiro cresce 6,6% e bate recordes históricos, essas conquistas não apenas destacam a força do setor, mas também reforçam a importância do […]