

Multidão participa do Sana, maior evento geek do Norte e Nordeste, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza | Foto: reprodução
09 de janeiro de 2026 – O Sana 2026 Parte 1, considerado o maior evento geek do Norte e Nordeste, já tem data marcada e promete movimentar Fortaleza com uma programação intensa e diversa. O festival acontece nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo games, cultura pop, cosplay, k-pop, música, campeonatos, convidados internacionais e ações sociais.
Com uma média de 150 mil visitantes por edição, o Sana se consolidou como referência nacional entre os grandes festivais do segmento, atraindo público de várias regiões do Brasil e fortalecendo a economia criativa local.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os nomes já anunciados, o ex-vocalista da banda NX Zero, Di Ferrero, se apresenta no sábado (31/1) no Sana Show. No domingo (1º/2), o palco recebe o fenômeno do rap geek nacional M4RKIM, além do roqueiro geek Henrique Mendonça, conhecido por músicas autorais inspiradas em animes, games e cultura nerd.
No time internacional, estão confirmados Jack Gleeson (o Rei Joffrey, de Game of Thrones), Clive Standen (Rollo, de Vikings) e Lucy Martin (Ingrid, de Vikings). A organização adianta que novos nomes serão revelados em breve.
Além do entretenimento, o Sana mantém um forte compromisso social. Por meio do Projeto GeekAção, o evento garante acesso gratuito a milhares de jovens da rede pública, além do Ingresso Social, que oferece desconto mediante doação de alimentos ou ração. O festival também abriga o GeekPatas, considerado o maior evento de adoção animal do Ceará.
“Mais do que um evento, o Sana é um movimento de cultura, inclusão, economia criativa e paixão geek. Cada edição é pensada para ser uma experiência transformadora”, afirma Daniel Braga, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), responsável pela organização.
Sana 2026 – Parte 1
Local: Centro de Eventos do Ceará
Data: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026
Ingressos: ticket360.com.br
Leia também | Mega-Sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 13,5 milhões
Tags: Sana 2026, evento geek Fortaleza, cultura geek, cultura pop, cosplay, games, k-pop, Sana Show, Di Ferrero, M4RKIM, Henrique Mendonça, Jack Gleeson, Vikings, Game of Thrones, economia criativa, GeekAção, GeekPatas, eventos no Ceará, Portal Terra Da Luz