O Planetário do Parque Ibirapuera, na capital paulista, vai ser reaberto ao público a partir deste sábado (4/9). Para a reabertura, o Planetário vai apresentar a atração ‘Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez’.
Além disso, os visitantes poderão conhecer um pouco do acervo histórico do Planetário por meio de uma pequena exposição instalada nas vitrines. Também será possível contemplar um fragmento de 22,7 quilos do meteorito Santa Luzia.
O Parque Ibirapuera foi concedido à iniciativa privada no ano passado. A nova administradora do parque é a Urbia, que também é a empresa responsável pelo Planetário.
Para poder visitar o Planetário, será preciso fazer um agendamento online. Para as sessões entre amanhã (4/9) e o feriado de 7 de setembro, os ingressos são gratuitos e o agendamento teve início nesta sexta-feira (3/9). As visitas ao Planetário serão feitas em dois horários: às 14h e às 17h.
A partir do dia 10, serão disponibilizados ingressos para agendamento das sessões que vão ocorrer às sextas-feiras e aos finais de semana. Os agendamentos de cada semana serão liberados todas as terças-feiras. Estes ingressos poderão ser comprados pelos valores de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) no site da Uhuu.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, há limite de pessoas no auditório neste momento. O uso de máscara é obrigatório durante toda a sessão, assim como em todas as dependências do parque.
O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil – São Paulo
Leia também | Projeto de música itinerante terá novo trajeto na Beira Mar, neste domingo (5/9)