logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: TSE retoma julgamento que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro
Justiça TSE retoma julgamento que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro
27/06/2023
Solidariedade: Instituto de Música Jacques Klein promove Arraiá beneficente no sábado (01/07)
Solidariedade Instituto de Música Jacques Klein promove Arraiá beneficente no sábado (01/07)
27/06/2023
Exibir tudo

Cultura Em julho, sete cidades vão receber a programação do 9° Festival Internacional de Circo do Ceará São mais de 80 apresentações com artistas do Brasil, da Argentina, da Espanha e da Venezuela em praças e espaços culturais do Ceará. Toda a programação é gratuita!

Cultura: Em julho, sete cidades vão receber a programação do 9° Festival Internacional de Circo do Ceará

Espetáculo “Brincando de ser brincante”, da Família Mambembe Los Iranzi (Paraíba) | Foto: Thercles Silva

Nessas férias vai ter circo? Vai sim, senhor! O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) realiza a sua 9ª edição de 07 a 23 de julho, em praças e espaços públicos de sete cidades do Ceará: Fortaleza, Aracati (em Canoa Quebrada), São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Itapipoca e Sobral. A programação é gratuita e livre para todas as idades.

Serão mais de 80 atividades, entre apresentações de performances, números e espetáculos 100% acessíveis, com tradução em Libras e Audiodescrição, além de cortejos, oficinas, aulas-espetáculo, encontros e seminários com debates importantes na busca de construir caminhos para atender necessidades específicas da linguagem circense. A programação conta com grupos de quatro países: Brasil, Argentina, Espanha e Venezuela.

Do Brasil, há participantes das cinco regiões, contemplando atrações dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Os cearenses que vão mostrar sua arte no picadeiro do festival são de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Russas, Juazeiro do Norte, Quixeré, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Itapipoca, Taíba (São Gonçalo do Amarante), Canoa Quebrada (Aracati) e Sobral.

O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral e Apoio Institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos: Enel.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Onde e quando

FORTALEZA – A programação artística da 9ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará tem início na capital cearense, de 07 e 09 de julho (sexta-feira a domingo), a partir das 17h. No dia 07, no Centro Cultural Bom Jardim, com o espetáculo “Nordestinados In Circus” da Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco). E nos dias 08 e 09, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entre as atrações estão “La Fabulosa Travesía”, da Fanfarria Ambulante (Argentina); “Flutuando”, da Cia FloTTant (Venezuela); “Madame Frôda em: Música Clássica!”, de Ana Luiza Bellacosta (Distrito Federal); e “Conquista do ar”, de Gabriela Rojas (Fortaleza).

CANOA QUEBRADA – No dia 11 de julho (terça-feira), o festival segue para o Litoral Leste do Ceará, aportando em Canoa Quebrada, no município de Aracati. Será a partir das 19h, no Circo Escola Canoa Criança, com uma Varieté da Associação Cultural Canoa Criança e “Allegro Andante”, apresentado pela Cia Barnabô (São Paulo).

SÃO GONÇALO DO AMARANTE – Durante a semana, nos dias 12 e 13 de julho (quarta e quinta-feira), o festival leva as apresentações circenses para a Av. Coronel Neco Martins, que fica ao lado da Praça da Matriz do município de São Gonçalo do Amarante. O público vai conferir, a partir das 19h, 16 apresentações, dentre elas “4×4!”, de Little Testa (Espanha); “Cola Shows”, com As inigualáveis irmãs Cola (São Paulo); e “Gran Circo Malabar”, do Coletivo FusCirco (Fortaleza).

PARACURU – Ainda pelo Litoral Oeste do Ceará, o festival promete muita diversão no fim de semana para a comunidade de Paracuru. No dia 14 de julho (sexta-feira), às 19h, na Praça do Conjunto Esperança, a Família Mambembe Los Iranzi (Paraíba) apresenta “Brincando de ser brincante”. Já nos dias 15 e 16 de julho (sábado e domingo), o festival leva 14 apresentações para a Praça de Eventos, a partir das 20h. Entre elas, “Aerial Straps and Hair Hanging”, de Resiliencia Dúo (Argentina); “Circo do só eu”, de Esio Magalhães (São Paulo); “Cabeça de Nego”, de João Carlos Artigos (Rio de Janeiro); e “Street Circus Breaking”, do Conexão Breaking (Paracuru).

JIJOCA DE JERICOACOARA – Na semana seguinte, dia 18 de julho (terça-feira), a partir das 16h, o festival estará no Circo Alchemist, em Jijoca de Jericoacoara. Serão duas apresentações, entre elas, “Tomate, puro Tomate”, do Palhaço Tomate (Argentina).  

ITAPIPOCA – O festival segue durante a semana com programação em Itapipoca, nos dias 19 e 20 de julho (quarta e quinta-feira). Será a partir das 20h, na Praça Perillo Teixeira (Praça da Igreja Matriz). Entre as atrações, “Handstand”, de Héctor Carrozzo (Argentina); “A rua é nós!”, da Cia Ikannús (Itapipoca); “A arte de não fazer nada”, do Coletivo Paralelo (Maracanaú); e “Malabares sobre monociclo”, de Reginho Show (Fortaleza).

SOBRAL – O Festival Internacional de Circo do Ceará encerra esta edição com espetáculos em Sobral, na Margem Esquerda do Rio Acaraú. A programação acontecerá no dia 21 de julho, a partir das 20h, no Teatro São João e dias 22 e 23, às 18h no Museu MADI Sobral e às19h, no Anfiteatro da Margem Esquerda.  “Laborioso Contato: um palhaço anuncia o fim do mundo”, da Trupe Motim de Teatro (Quixeré); “Ch@furdo”, da Dona Zefinha (Itapipoca); e “Chamas dos Dragões”, da Cia Boitatá (Jijoca de Jericoacoara), estão entre as 19 atrações.

Leia também | Primeira bailarina nordestina transgênero é embaixadora do FENDAFOR 2023

Oficinas – Luz no picadeiro

Antes e durante a programação artística, o festival vai realizar o Programa de Formação Luz no Picadeiro. A ação tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do ensino periódico de técnicas, valorizando a tradição e explorando novas possibilidades na busca do aperfeiçoamento nas diversas técnicas circenses, bem como fortalecer os processos de formação, produção, capacitação e instrução de artistas circenses cearenses.

A programação teve início na primeira quinzena de junho, com a palestra “Trajetos Mambembes: História, memória e práticas do circo de lona cearense”, em quatro cidades do Ceará: Fortaleza, Paracuru, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante. A aula-espetáculo foi exclusiva para alunos, professores e gestores de escolas públicas.

Já no mês de julho, o festival vai realizar oficinas para iniciantes e com técnicas avançadas, com 20 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do festival. Em Fortaleza, será sobre “Montagem de números aéreos”, com Pablo Nórdio da Cia Barnabô (São Paulo), de 07 e 10 de julho, às 16h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Já nos dias 10 e 11, às 14h, o Héctor Carrozzo da Resiliencia Dúo (Argentina) ministra atividade sobre “Equilíbrio em mãos”, no Galpão da Vila.

Também nos dias 10 e 11, às 19h, haverá oficina de “Música Excêntrica e Performática” com Fanfarria Ambulante (Argentina), na sede da Banda de Música de São Gonçalo do Amarante, que fica dentro da Biblioteca Pública Municipal Professora Isolda Barbosa de Alcântara. Ainda no município, nos dias 11 e 12, às 8h da manhã, terá a oficina “Brincando de Ser Brincante”, com a Família Los Iranzi (Paraíba), na Escola Socorro Gouveia.

A formação segue em Paracuru, nos dias 12 e 13, às 9h, com o tema “Parada de mão e jogos de equilíbrio invertido”, coordenada por Tomás Taboada Neville (Espanha), na ONG Força Flor. E nos dias 14 e 15, às 9h, com Thaís e Tatiane Cola, as Irmã Cola (São Paulo) sobre “Malabarismo com bolas para iniciantes”, na ARCOS – Escola de Arte e Cultura. Em Itapipoca, haverá a oficina “Comicidade Preta – Riso como fabulação insurgente”, com  João Carlos Artigos (Rio de Janeiro), nos dias 17 e 18, às 19h, no Galpão da Cena. Nos mesmos dias e horário haverá “Música Excêntrica e Performática”, com Fanfarria Ambulante (Argentina), no Teatro Alternativo, vizinho à Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa.

Já nos dias 21 e 22, o festival segue para Sobral para realizar a última oficina da programação. “Corpo Acrobático” é o tema da formação que será ministrada pela Lu Menin, da Cia Barnabô (São Paulo), às 19h, na Estação da Juventude.

Leia também | Projeto Meu Carrinho Empreendedor segue com inscrições abertas

Encontros – Luz no picadeiro

Além disso, o Programa de Formação Luz no Picadeiro contará com encontros na Vila das Artes. No dia 10, serão dois encontros: às 14h, na Sala Branca do espaço cultural, com o tema “Cadê o Circo que tava aqui? A crise da falta de terrenos para montagem dos Circos de Lona”, no qual haverá um painel sobre o “Diagnóstico da crise circense em nível estadual e nacional – Desafios e soluções para a Crise”. Com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos, o bate-papo contará com a presença de Reginaldo Aparecido Calvo (Presidente da APAECE – Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará); Luciana Belchior Mota (Coordenadora Substituta da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha – ENCLO/DACEN/PRESI/FUNARTE); Vládia Cosmo (Analista de Educação da APRECE e da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará); Larissa Gaspar (Deputada Estadual do Ceará); Marlene Querubim (Presidente da UBCI – União Brasileira de Circos); e Bárbara Rodrigues (Presidente do Dicultura – Dirigentes de Cultura do Estado), via Google Meet.

O segundo encontro será no jardim da Vila das Artes, às 19h, sobre o tema “Repensando a comicidade”, com mediação do palhaço, ator e diretor Aldrey Rocha. Os convidados desta conversa serão: Esio Magalhães (Ator, diretor e pesquisador teatral); Jader Soares (Diretor do Teatro Chico Anysio e Museu do Humor Cearense); Wanderson Brasil (Palhaço, neto do mestre Palhaço Pimenta e filho do mestre Círio Brasil); Ana Luiza Bellacosta (Palhaça premiada, arte educadora e produtora cultural); Cecília Rabelo (Advogada, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais – CNPq/Unifor).

No dia 11, o encontro segue em formato híbrido, a partir das 14h, com parte dos convidados na Sala Branca do espaço cultural. “Pedagogia circenses: espaços de formação e escolas de circo” é o tema que será abordado pelos convidados Luciana Belchior Mota (Coordenadora Substituta da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha – ENCLO/DACEN/PRESI/FUNARTE); Fátima Pontes (Coordenação Executiva da Instituição:  Escola Pernambucana de Circo); Henrique Castro (Assistente de Coordenação da Escola Pública de Circo da Vila das Artes); Edvandro Ferreira (Circo escola Canoa Criança); Edmar Cândido (Colaboratório de Artes Circenses); Jaderson Nobre (Associação Circolar); Ana Cláudia Vieira Silva (Coordenadora Pedagógica da Chapitô); e Lenildo Gomes (Diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar). O bate-papo será mediado pela produtora cultural Andrea Vasconcelos.

Serviço

9º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC)

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS – Em Fortaleza (07 a 09/07), Canoa Quebrada (11/07), São Gonçalo do Amarante (12 e 13/07), Paracuru (14 a 16/07), Jijoca de Jericoacoara (18/07), Itapipoca (19 e 20/07) e Sobral (21 a 23/07).

PROGRAMA LUZ NO PICADEIRO – Em Fortaleza (Oficinas: 7, 10 e 11/07 | Encontros: 10 e 11/07), São Gonçalo do Amarante (Oficinas: 10 a 12/07), Paracuru (Oficinas: 12 a 15/07), Itapipoca (Oficinas: 17 e 18/07) e Sobral (Oficinas: 21 e 22/07).

Site: www.festivaldecircoceara.com
Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara | Facebook @festivaldecircodoceara.
Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.

Leia também | Destinos frios que aquecem o turismo brasileiro

Inverno Destinos frios que aquecem o turismo brasileiro
Compartilhar

Artigos Relacionados

Cultura: Elisa Lucinda apresenta peça no São Luiz

Espetáculo “O Princípio do Mundo”, com Elisa Lucinda, propõe reflexão sobre ancestralidade, cultura de paz e a força do matriarcado em apresentação no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza | Foto: Jonathan Estrella

16/03/2026

Cultura: Elisa Lucinda apresenta peça no São Luiz Espetáculo “O Princípio do Mundo” chega a Fortaleza abordando ancestralidade, matriarcado e reflexões sobre o mundo contemporâneo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Saúde: Emagrecimento rápido afeta o rosto0
    Saúde: Emagrecimento rápido afeta o rosto Uso de “canetas” para perda de peso aumenta casos de flacidez facial e busca por tratamentos estéticos
    17/03/2026
  • Saúde: Março Lilás reforça prevenção feminina0
    Saúde: Março Lilás reforça prevenção feminina Campanha alerta para vacinação contra HPV, exames e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero
    17/03/2026
  • Polícia: PF amplia operação contra fraudes no INSS0
    Polícia: PF amplia operação contra fraudes no INSS Nova fase investiga esquema bilionário de descontos irregulares em aposentadorias e pensões
    17/03/2026
  • Polícia: PF mira deputada em fraude no INSS0
    Polícia: PF mira deputada em fraude no INSS Operação cumpre mandados no Ceará e DF e investiga desvios em aposentadorias e pensões
    17/03/2026
  • Mundo: Israel afirma morte de líder iraniano0
    Mundo: Israel afirma morte de líder iraniano Ministro da Defesa diz que chefe de segurança do Irã foi morto em bombardeio em Teerã; país não confirma
    17/03/2026
  • Homenagem: Cármen Lúcia recebe cidadania cearense0
    Homenagem: Cármen Lúcia recebe cidadania cearense Ministra do STF e presidente do TSE é homenageada pela Assembleia Legislativa do Ceará
    16/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas