

Kleber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux e Wagner Moura no Critcs Choice Awards, nos EUA | Foto: reprodução/Redes Sociais
05 de janeiro de 2026 – O cinema brasileiro conquistou mais um reconhecimento internacional neste domingo (4). O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, uma das principais da premiação promovida pela Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos (BFCA).
O anúncio reforça o protagonismo do Brasil no circuito internacional de festivais e premiações, colocando o longa como um dos destaques da temporada e fortalecendo sua campanha rumo ao Oscar 2026.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além da vitória do filme, o ator Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, esteve entre os indicados em duas categorias. Ele concorreu ao prêmio de Melhor Ator, pelo papel no longa brasileiro, e também a Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada, por sua atuação em “Ladrões de Drogas”.
Na categoria de Melhor Ator, o prêmio ficou com Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”. Já o troféu de Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada foi para Owen Cooper, por “Adolescência”. Mesmo sem levar os prêmios individuais, a presença de Wagner Moura em duas disputas reforça o reconhecimento de sua trajetória internacional.
Na disputa por Melhor Filme em Língua Estrangeira, “O Agente Secreto” superou produções como “Foi Apenas um Acidente”, “A Garota Canhota”, “No Other Choice”, “Sirat” e “Belén”. A vitória confirma a força do cinema brasileiro diante de produções de diferentes países e estilos.
O Critics Choice Awards é considerado um importante termômetro para o Oscar, cuja cerimônia em 2026 está marcada para o dia 15 de março, aumentando ainda mais a expectativa em torno do desempenho do filme na principal premiação do cinema mundial.
“O Agente Secreto” também marcou presença no Globo de Ouro 2026, com indicações nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. A 83ª edição da premiação acontece no dia 11 de janeiro.
Na categoria de Melhor Filme de Drama, o longa brasileiro concorre com títulos como “Frankenstein”, “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”. Já na disputa de Filme de Língua Não-Inglesa, enfrenta produções da França, Coreia do Sul, Noruega, Espanha e Tunísia.
Wagner Moura também foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator, concorrendo com nomes como Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.
Além das conquistas recentes, “O Agente Secreto” foi escolhido como o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. O longa surge como a principal esperança do país para conquistar uma segunda estatueta consecutiva.
Ambientado nos anos 1970, o filme acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, em meio aos riscos impostos pelo período da ditadura militar. A narrativa combina drama pessoal e contexto político, marcas recorrentes na filmografia de Kleber Mendonça Filho.
Leia também | João Fonseca sofre lesão na lombar, adia estreia em 2026 e deve cair no ranking da ATP
Tags: O Agente Secreto, Critics Choice Awards 2026, cinema brasileiro, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, Melhor Filme em Língua Estrangeira, filmes brasileiros premiados, premiações internacionais, Oscar 2026, Globo de Ouro 2026, cinema nacional, filmes premiados, ditadura militar no cinema, cultura brasileira, Portal Terra Da Luz