

Translado do corpo passa por Dubai antes de chegar ao Brasil | Foto: arquivo pessoal
30 de junho de 2025 — O corpo da turista brasileira Juliana Marins, que morreu em um acidente no Monte Rinjani, na Indonésia, deixará o país nesta terça-feira (1º). Segundo a companhia aérea Emirates, o voo com o caixão seguirá primeiro para Dubai, onde será feita a transferência para outra aeronave com destino ao Rio de Janeiro. A previsão de chegada é às 15h50 de quarta-feira (2).
A companhia aérea afirmou que buscou coordenar o transporte com as autoridades locais, mas restrições operacionais atrasaram os procedimentos. “A companhia aérea priorizou a coordenação com as autoridades relevantes e outras partes envolvidas na Indonésia para facilitar o transporte, no entanto, restrições operacionais tornaram inviáveis os preparativos anteriores”, informou a Emirates em nota oficial. A empresa também expressou condolências à família da turista.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
No domingo (29), familiares de Juliana utilizaram as redes sociais para criticar a demora e a falta de informações da Emirates quanto ao translado. Segundo relato publicado no perfil “Resgate Juliana Marins”, mantido pela própria família, o voo já estaria confirmado, mas “do nada o bagageiro [da aeronave] ficou lotado”.
Juliana sofreu uma queda na cratera do Monte Rinjani na manhã do dia 21 de junho, enquanto fazia uma trilha na região. A brasileira chegou a aguardar o resgate por alguns dias. No entanto, quando as equipes de socorro finalmente conseguiram chegar ao local, ela já havia morrido.
O corpo foi resgatado no dia seguinte. A autópsia feita por legistas indonésios concluiu que Juliana morreu em decorrência de hemorragia provocada por traumas contundentes, entre 12 e 24 horas antes de ser levada ao hospital.
A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou à Justiça Federal que seja feita uma nova autópsia no Brasil, assim que o corpo chegar ao país.
Leia também | Mercado reduz previsão de inflação para 2025, mas expectativa ainda supera teto da meta do Banco Central
Tags: Juliana Marins, acidente na Indonésia, Monte Rinjani, translado internacional, resgate de brasileiros, morte de turista, justiça federal, Emirates, autópsia, DPU