logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Governo anuncia compra emergencial de 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol
Saúde: Governo anuncia compra emergencial de 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol
03/10/2025
Oportunidade: Expo CIEE 2025 oferece mais de 20 mil vagas de estágio e aprendizagem em São Paulo
Oportunidade: Expo CIEE 2025 oferece mais de 20 mil vagas de estágio e aprendizagem em São Paulo
03/10/2025
Exibir tudo

Trânsito: Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH Nova proposta prevê redução de até 80% no custo da habilitação e mais flexibilidade na preparação dos candidatos

Trânsito: Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

03 de outubro de 2025 – O governo federal abriu consulta pública para mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal alteração é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para se preparar para os exames teórico e prático aplicados pelos Detrans estaduais.

Com a medida, o custo para tirar a primeira habilitação, que hoje chega a cerca de R$ 3,2 mil, poderá cair em até 80%. A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, permitindo que qualquer cidadão envie sugestões. Depois, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O que muda no processo da CNH

O candidato continuará obrigado a realizar os exames teórico e prático, mas terá liberdade para escolher como se preparar. Aulas teóricas poderão ser presenciais em CFCs, à distância em empresas credenciadas ou em plataforma digital da Senatran.

Já no caso das aulas práticas, não haverá mais exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula. O aluno poderá contratar uma autoescola ou instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.

Impacto para motoristas e categorias

A proposta beneficia principalmente as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio), mas também prevê flexibilização para as categorias C, D e E (caminhões, ônibus e carretas).

Segundo o Ministério dos Transportes, a mudança vai reduzir a burocracia, ampliar o número de motoristas habilitados e diminuir a condução irregular. Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.

Segurança e fiscalização mantidas

Apesar da flexibilização, o governo ressalta que a avaliação continuará rígida. Só passará nos exames quem demonstrar conhecimento e habilidade para conduzir veículos com segurança.

O novo modelo também prevê credenciamento digital de instrutores autônomos e uso de aplicativos para conectar alunos e profissionais, com serviços de agendamento e pagamentos digitais.


Leia também | Museu da Fotografia Fortaleza leva a Crateús a exposição “Além da Fé”

Cultura: Museu da Fotografia Fortaleza leva a Crateús a exposição “Além da Fé”

Tags: CNH, autoescola, governo federal, Ministério dos Transportes, Contran, Senatran, habilitação, trânsito, transporte, aulas práticas, aulas teóricas, instrutor autônomo, Participa + Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro

Ex-banqueiro Daniel Vorcaro investigado por fraudes no sistema financeiro | Foto: divulgação/Banco Master

04/03/2026

Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro Ministro do STF atende pedido da Polícia Federal e determina remoção do empresário para presídio estadual em São Paulo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro0
    Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro Ministro do STF atende pedido da Polícia Federal e determina remoção do empresário para presídio estadual em São Paulo
    04/03/2026
  • Aliança: União Progressista apoia Ciro no Ceará Subtítulo: Federação formada por União Brasil e Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado em 2026 04 de março de 2026 – A federação União Progressista confirmou apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará nas eleições de 2026. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (3), em Brasília, após reunião entre lideranças nacionais e estaduais da federação. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, que destacou o alinhamento do grupo ao campo de oposição no Estado. O encontro reuniu dirigentes partidários e representantes da oposição cearense para discutir o cenário eleitoral e os rumos da aliança para o próximo pleito. Decisão encerra especulações O anúncio põe fim a um período de incertezas que movimentou os bastidores da política cearense nos últimos meses. Parte da base governista avaliava a possibilidade de a federação caminhar ao lado do governador Elmano de Freitas, hipótese descartada com a definição consolidada na capital federal. Para Capitão Wagner, a decisão representa um passo estratégico na construção de um projeto alternativo para o Estado. Segundo ele, a federação chega unida para fortalecer uma proposta de mudança e enfrentar os principais desafios do Ceará ao lado de Ciro Gomes e de outras lideranças oposicionistas. Fortalecimento da oposição Com a definição, a expectativa é de intensificação das articulações políticas nos próximos meses, visando à consolidação das chapas majoritária e proporcionais. Aliados avaliam que o movimento reorganiza o tabuleiro eleitoral e amplia a base de sustentação da candidatura ao governo estadual. Formada nacionalmente por União Brasil e Progressistas, a federação União Progressista figura entre as maiores forças partidárias do país, com ampla presença no Congresso Nacional e nos estados. Leia também | Tags: Portal Terra Da Luz, política do Ceará, eleições 2026, Ciro Gomes, União Progressista, União Brasil, Progressistas, Capitão Wagner, oposição no Ceará, governo do Ceará, articulação política, cenário eleitoral, alianças partidárias0
    Aliança: União Progressista apoia Ciro no Ceará Federação formada por União Brasil e Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado em 2026
    04/03/2026
  • Operação: Prefeito e vice de Macapá afastados0
    Operação: Prefeito e vice de Macapá afastados STF autoriza buscas e afasta gestores após indícios de fraudes em licitações da saúde na capital do Amapá
    04/03/2026
  • Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã0
    Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã Washington afirma que não há embarcações iranianas operando no Estreito de Ormuz e alerta para escolta de petroleiros
    04/03/2026
  • Justiça: José Dumont é preso no Rio0
    Justiça: José Dumont é preso no Rio Ator foi detido no bairro do Flamengo após condenação definitiva por estupro de vulnerável
    04/03/2026
  • Investigação: Vorcaro é preso em nova fase da PF0
    Investigação: Vorcaro é preso em nova fase da PF Ministro do STF determinou nova prisão do dono do Banco Master por suspeita de obstrução de investigações e crimes financeiros
    04/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas