

03 de outubro de 2025 – O governo federal abriu consulta pública para mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal alteração é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para se preparar para os exames teórico e prático aplicados pelos Detrans estaduais.
Com a medida, o custo para tirar a primeira habilitação, que hoje chega a cerca de R$ 3,2 mil, poderá cair em até 80%. A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, permitindo que qualquer cidadão envie sugestões. Depois, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O candidato continuará obrigado a realizar os exames teórico e prático, mas terá liberdade para escolher como se preparar. Aulas teóricas poderão ser presenciais em CFCs, à distância em empresas credenciadas ou em plataforma digital da Senatran.
Já no caso das aulas práticas, não haverá mais exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula. O aluno poderá contratar uma autoescola ou instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.
A proposta beneficia principalmente as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio), mas também prevê flexibilização para as categorias C, D e E (caminhões, ônibus e carretas).
Segundo o Ministério dos Transportes, a mudança vai reduzir a burocracia, ampliar o número de motoristas habilitados e diminuir a condução irregular. Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.
Apesar da flexibilização, o governo ressalta que a avaliação continuará rígida. Só passará nos exames quem demonstrar conhecimento e habilidade para conduzir veículos com segurança.
O novo modelo também prevê credenciamento digital de instrutores autônomos e uso de aplicativos para conectar alunos e profissionais, com serviços de agendamento e pagamentos digitais.
Leia também | Museu da Fotografia Fortaleza leva a Crateús a exposição “Além da Fé”
Tags: CNH, autoescola, governo federal, Ministério dos Transportes, Contran, Senatran, habilitação, trânsito, transporte, aulas práticas, aulas teóricas, instrutor autônomo, Participa + Brasil