

Foto: Reuters/Jaimi Joy
20 de novembro de 2025 – Sensação do tênis mundial, o brasileiro João Fonseca foi confirmado nesta quinta-feira (20) como um dos quatro finalistas ao ATP Awards 2025 na categoria Maior Evolução do Ano, após votação realizada por jornalistas especializados. O carioca de 19 anos, que iniciou 2025 na 145ª posição do ranking mundial, encerra a temporada na 24ª colocação após conquistar quatro títulos expressivos e derrotar adversários de elite do circuito.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Fonseca acumulou conquistas importantes ao longo do ano, incluindo o ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Camberra (Austrália) e Phonix (Estados Unidos). Seu desempenho o colocou entre os nomes de maior destaque da nova geração. Concorrendo ao prêmio, estão também o britânico Jack Draper (10º), o tcheco Jakub Mensik (19º) e o monegasco Valentin Vacherot (31º).
O brasileiro também aparece como forte candidato ao prêmio Favorito dos Fãs, que será decidido por votação popular no site da ATP. Em diversas competições ao longo da temporada, o nome do carioca foi ecoado pelas arquibancadas, refletindo sua crescente popularidade.
A indicação de Fonseca à categoria se deve ao impacto de sua rápida evolução no circuito. Um dos momentos mais marcantes da temporada ocorreu em sua estreia no Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de sua carreira profissional, quando derrotou o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo. O resultado impulsionou sua entrada no top 100 já no final de janeiro, tornando-o o segundo mais jovem a atingir tal marca após Carlos Alcaraz.
Essa é também a primeira vez que a categoria será decidida pelo Clube Número 1 da ATP, formado exclusivamente por ex-líderes do ranking mundial e que inclui o brasileiro Gustavo Kuerten entre seus integrantes.
Nesta quinta (20), também foram revelados os finalistas de outras premiações. O Prêmio Stefan Edberg de Esportividade terá como concorrentes Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime, Casper Ruud e Grigor Dimitrov. Já entre os candidatos a Melhor Treinador do Ano estão Darren Cahill e Simone Vagnozzi (equipe de Jannik Sinner), Juan Carlos Ferrero e Samuel Lopez (Carlos Alcaraz), Benjamin Balleret (Valentin Vacherot), Frederic Fontang (Felix Auger-Aliassime) e Bryan Shelton (Ben Shelton).
Os vencedores do ATP Awards 2025 serão anunciados na segunda semana de dezembro.
Leia também | Professores da USP lançam documentário sobre Cabo Verde no Dia da Consciência Negra
Tags: João Fonseca, ATP Awards 2025, maior evolução do ano, tênis brasileiro, Jack Draper, Jakub Mensik, Valentin Vacherot, Gustavo Kuerten, Clube Número 1 da ATP, Aberto da Austrália, Andrey Rublev, ranking da ATP, Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, treinadores do ano, Stefan Edberg, esportividade, ATP Tour, temporada 2025, jovens talentos do tênis, esporte, Brasil no tênis, competições internacionais, Grand Slam, ATP 500, ATP 250, Challenger Tour, votação popular
2 Comments
[…] Portal Terra da Luz :: […]
[…] Portal Terra da Luz :: […]