

Na próxima atualização do ranking da ATP, Mensik subirá da 54ª para a 24ª posição, consolidando-se como o mais jovem tenista no top 50 | Foto: Al Bello/GettyImages via AFP
Em uma final emocionante no Miami Open 2025, o jovem Jakub Mensik, de apenas 19 anos, derrotou o lendário Novak Djokovic e conquistou seu primeiro título da carreira. A vitória não só frustrou a busca do sérvio pelo 100º troféu da ATP como também marcou a chegada de uma nova estrela no tênis mundial.
Com o triunfo, Mensik se tornou o nono jogador mais jovem a vencer um torneio Masters 1000 – categoria que só perde em prestígio para os Grand Slams. O tcheco também entrou para um seleto grupo de tenistas que conquistaram seu primeiro título justamente em um torneio desse nível, algo que só havia sido feito por três outros jogadores na história.
Na próxima atualização do ranking da ATP, Mensik subirá da 54ª para a 24ª posição, consolidando-se como o mais jovem tenista no top 50. Além disso, ele embolsou US$ 1,124 milhão (cerca de R$ 6,5 milhões) e somou 1.000 pontos no ranking.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A conquista foi ainda mais impressionante porque Mensik quase desistiu do torneio devido a uma lesão no joelho. Ele chegou a preencher a papelada de desistência, mas, como o árbitro-geral estava almoçando, acabou não entregando o documento. Graças ao trabalho do fisioterapeuta argentino Alejandro Resnicoff, o tcheco se recuperou a tempo e pôde brilhar em quadra.
Além de Djokovic, Mensik derrotou Taylor Fritz (nº 5 do mundo) na semifinal, repetindo um feito que só Carlos Alcaraz havia conseguido antes – vencer dois top 5 em um mesmo torneio antes dos 20 anos.
Nascido em Prostejov, na República Tcheca, Mensik começou a jogar tênis aos 5 anos inspirado justamente em Djokovic. Sua trajetória inclui um vice-campeonato no Australian Open juvenil (2022) e uma rápida ascensão no circuito profissional, onde já havia chamado atenção ao chegar à final do ATP 500 de Doha em 2024.
Mensik faz parte de uma nova leva de talentos que promete dominar o esporte nos próximos anos, ao lado de nomes como o brasileiro João Fonseca. Com apenas 19 anos e 5 meses, ele já escreveu seu nome na história e deixou claro: este é apenas o primeiro de muitos títulos que estão por vir.
Leia também | Falamansa lança versão ao vivo de “Asas” com participação de Vitor Kley