

Temporais intensos podem provocar enchentes e deslizamentos até domingo | Foto: reprodução/COR
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) atualizou, na madrugada desta sexta-feira (4), os alertas para eventos extremos de chuva previstos no Sudeste até domingo (6). O órgão federal emitiu alerta de perigo muito alto para Petrópolis (RJ), devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra em função das chuvas persistentes previstas para o fim de semana.
Além de Petrópolis, as cidades de Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) passaram a figurar com risco alto de deslizamentos. O alerta também inclui outras áreas urbanas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, que devem enfrentar temporais com possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios.
Segundo a Climatempo, os volumes de chuva podem ultrapassar os 300 milímetros em algumas localidades — quantidade superior à média mensal de abril para a região.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
São fenômenos naturais provocados por chuvas intensas que afetam o solo (geológicos) e a água (hidrológicos). Incluem inundações, enchentes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Esses eventos costumam se intensificar em regiões com solo encharcado ou ocupações irregulares em áreas de risco.
Riscos nesta sexta-feira (4)
🔸 Risco hidrológico alto:
🔸 Risco hidrológico moderado:
🔸 Risco geológico alto:
🔸 Risco geológico moderado:
Fim de semana com agravamento dos riscos
Para sábado (5) e domingo (6), o alerta se intensifica com previsão de chuvas volumosas em toda a região Sudeste. Petrópolis permanece com alerta muito alto — o mais grave da escala — para alagamentos e deslizamentos. Segundo o Cemaden, o solo já está saturado e chuvas adicionais podem desencadear quedas de barreiras e escorregamentos em encostas.
🔸 Risco hidrológico no fim de semana:
🔸 Risco geológico no fim de semana:
Classificação dos alertas do Cemaden
🔴 Muito alto: Alta chance de desastres com impacto grave. A recomendação é o acionamento de sirenes, evacuação de áreas de risco e mobilização de equipes de emergência.
🟠 Alto: Elevada probabilidade de ocorrência e impacto. Deve haver monitoramento intensivo e preparação dos sistemas locais de defesa civil.
🟡 Moderado: Possibilidade de ocorrência com impacto moderado. Requer atenção e acompanhamento da evolução do clima.
Os alertas são direcionados às Defesas Civis estaduais e municipais. Moradores de áreas de risco devem acompanhar as recomendações das autoridades locais, manter atenção a sinais de instabilidade no solo e cadastrar-se para receber avisos por SMS (enviando o CEP para o número 40199).
Leia também | Rodada de Negócios do Artesanato reúne expositores de todo o Ceará no Terrazo Shopping